Novo tipo de arma derruba drones usando ondas de rádio

battle-dronedefender-2.JPG

Enquanto os militares norte-americanos continuam desenvolvendo novas maneiras de derrubar drones, poucas delas podem ser facilmente adaptadas para uso na esfera civil. No entanto, a empresa de tecnologia Battelle parece ter achado uma solução para isso.

A companhia criou o chamado DroneDefender, um rifle capaz de derrubar os veículos aéreos não tripulados usando ondas de rádio. “Ele pode nos ajudar em várias frentes, desde o jardim da Casa Branca até bases e embaixadas no exterior; desde prisões até escolas e locais históricos”, explica Alex Morrow, diretor técnico do projeto.

A arma pesa cerca de 4,5 kg e pode ser direcionada para drones que estão a até 400 metros de distância. Quando o gatilho é puxado, a arma emite uma explosão de energia eletromagnética sintonizada com as frequências de GPS (sistema de posicionamento global) e ISM (Industrial, Científica e Médica) mais comuns.

Este procedimento permite que o drone seja desativado com segurança e impedido de aceitar qualquer comando adicional proveniente do seu operador. Isto é especialmente útil se o drone estiver equipado com uma bomba, por exemplo.

FONTE : Canaltech

Sair da versão mobile