O primeiro voo do Su-30MKI com um míssil BrahMos

Hoje, em Nashik, a empresa indiana HAL (Hindustan Aeronautics Limited) realizou o primeiro teste de voo do demonstrador tecnológico do míssil hipersônico BrahMos no caça multifunção Su-30MKI, da Bharatiya Vayu Sena (BVS – Força Aérea Indiana). A ogiva carregava uma carga de sensores de telemetria que servem para medir parâmetros-chave. O teste foi bem sucedido.

O primeiro voo do Su-30MKI com o Brahmos, que durou 45 minutos, e o caça foi pilotado pelos Wing Commanders Prashant Nair e M. S. Raju / Foto: HAL

O programa de testes da integração do BrahMos ao Su-30MKI está espalhada por várias etapas. Em uma fase subsequente serão testadas réplicas do míssil junto da aeronave. Apenas na última fase serão disparados mísseis na versão de combate. Para os testes, a HAL adaptou dois caças. O BrahMos é o míssil mais pesado transportado por um avião de caça na história.

Para o Su-30MKI poder transportá-los, os mísseis Brahmos tiveram de ser redesenhados. Entre outras modificações, foi fortalecida a seção ventral, para sua suspensão. O míssil ainda é cerca de 500 kg mais leve e é 0,5m mais curto do que a versão original. O BrahMos original já é utilizado pelas forças armadas indianas, mas tem um comprimento de 9m e um diâmetro de 700mm. Seu alcance é de 290km e sua velocidade atinge 2,8Mach. Pesa 3t e pode levar ogivas de 300 kg.

O BrahMos-A poderá ser lançado de uma altura entre 0,5-14km. Ele voará para o alvo a uma altitude de 100-150m na fase inicial. Para reduzir a possibilidade de contramedidas inimigas a altura passa a 15m na fase terminal.

O plano da BVS é adquirir aproximadamente 200 mísseis BrahMos-A. Suas entregas devem começar no início do próximo ano.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE: Altair

Sair da versão mobile