Os Sukhoi Su-3o MKI Indianos estão impedidos de voar por defeito em seus aviônicos

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Falhas em alguns aviônicos, levaram à Força Aérea Indiana (Bhartiya Vāyu Sena) a suspender o vôo de mais de 20 caças Sukhoi Su-30 MKI, e no meio deste embate, as autoridades indianas e russas acusam uma a outra,em que o problemas dos subsistemas podem ter sido ocasionado no fornecimento pelo outro lado.

As falhas nos aviônicos podem ter afetado o heads-up display (HUD) e o computador de bordo, disse uma fonte da Força Aérea Indiana.

A India tem um contrato com a Russia para a adquisição de 272 aeronaves Su-30 MKI, sendo que 140 aeronaves serão produzidas sobre licença pela estatal Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL), e o restante das aeronaves estão sendo montados na Russia em três fases, sendo que a primeira teve seu  início em 1996.

Nenhum funcionário da estatal HAL  quis comentar  publicamente sobre os sistemas defeituosos, mas uma fonte da estatal HAL disse que a empresa enviou várias cartas para a empresa exportadora Rosoboronexport reclamando dos subsistemas defeituosos fornecidos pela empresa Irkut, que é a fabricante do equipamento.

Um diplomata Russo relatou que ainda não está claro se os problemas foram causados ​​por subsistemas fornecidos pela Irkut ou subsistemas adquiridos de fornecedores indianos pela estatal HAL, já que o avião construído na Índia usam subsistemas de ambos os países.

Cinco divisões da estatal HAL estão envolvidos na licença de produção do Su-30 MKI em sua unidade baseada em Nasik, no estado central de Maharashtra, milhares de componentes da aeronave são terceirizados a partir de fornecedores nacionais, além dos componentes e subsistemas, a maioria dos sistemas de alta tecnologia, incluindo os aviônicos são adquiridos junto a empresa russa Irkut.

Os russos fornecem a maioria das peças forjadas, rolamentos, conectores, interruptores e disjuntores, disse a fonte da HAL, mas os russos não transferiram toda a tecnologia de fabricação das aeronaves e vão continuar a fornecer as peças prontas para a qual ainda não foi concedida nenhuma licença, disse a mesma fonte da HAL.

A produção licenciada é realizada sob a supervisão de cerca de 50 funcionários russos para garantir que seus processos de tecnologia, sejam repassados a estatal HAL acrescentou a mesma fonte. A Índia começou a produzir o SU-30 MKI sobre licença  em 2004, e espera produzir o último dos aviões 140 em 2016.

A unidade fabril de Nasik da HAL gera uma facilidade de produção, que faz com que enquanto a fuselagem esta sendo montada, todos os itens elétricos e outros componentes são feitos em quatro divisões diferentes da empresa. O motor AL-31FP é fabricado na divisão de Koraput da HAL.

A divisão de Hyderabad faz o radar e os equipamentos de rádio do avião, a divisão de Lucknow faz os instrumentos mecânicos/elétricos, incluindo as  bombas e os sistemas de oxigênio. A divisão baseada em Korwa faz toda parte de sinalização, que inclui os  sistemas de laser óptico.

Além de problemas técnicos com os subsistemas, o custo das aeronaves montadas na India é cerca de  30% maior do que a aeronave fornecida pela Rússia, acrescentou uma fonte da Força Aérea Indiana.

O custo dos caças construidos na India se elvam pelo fato maior da necessidade de se adquirir os subsistemas integrados de alta tecnologia a partir da empresa Irkut, e com uma mão de obra mais barata, A HAL tenta compensar na compra de sistemas nacionais, o que podem se mostrar mais ineficientes, admitiu uma fonte da HAL .

A Força Aérea Indiana a muito tempo já vem se queixando da falta de peças de reposição nos subsistemas de alta tecnologia da Russia, o que dificulta a manutenção das aeronaves.

O Diplomata Russo relatou a uma fonte que o pedido constante de peças de reposição por parte da India, não pode ser assegurado por conta de solicitações de peças equivocadas da Índia.  Além disso, a HAL e a Força Aérea da Índia não fazem estoques de longo prazo e planos de requisições, acrescentou o diplomata.

FONTE : defensenews.com

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval

TEXTO ORIGINAL : Avionics defective gear Grounds Some Indian Su-30s

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