PAK FA: Evolução do motor 117S (AL-41F1S) está quase pronta

117s-al-41f1s

Por Karl Soper

O motor 117S (AL-41F1S) “segunda fase” para o caça Sukhoi T-50, se aproxima da conclusão.

Desenvolvimento da “segunda fase” do motor melhorado para o caça de 5ª geração PAK FA T-50 da Rússia, está em fase de conclusão, de acordo com a TASS.

O diretor-geral da Komsomolsk-na-Amure Aviation Plant (KnAAZ), Alexander Pekarsh, disse recentemente à agência de notícias russa que o motor da segunda fase “está pronto para trabalhar e os testes estão indo conforme o planejado”.

O T-50 é o caça mais avançado da Rússia. Oito protótipos estão realizando testes de vôo, enquanto quatro estão sendo montados em KnAAZ. Protótipos têm o motor “primeira fase” ou 117S (AL-41F1S), que também alimenta o caça Su-35S (KnAAZ monta T-50, Su-35S e Su-30).

O motor de desenvolvimento “segunda fase” é conhecida como “ponto 30′. Ele supostamente possui uma assinatura infravermelha reduzida, maior empuxo (até 42.990 libras), supercruise, e uma melhoria de 15 a 18% na economia de combustível e menores custos de ciclo de vida.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: IHS JANE’S

Sair da versão mobile