Paraguai negocia com EUA a participação de forças americanas na luta contra o EPP

EPP

O governo do Paraguai está negociando com os Estados Unidos para que militares deste país apoiem no terreno a luta contra o grupo terrorista Exército do Povo Paraguaio (EPP), na zona norte, segundo confirmou o Ministro do Interior Francisco de Vargas, que se recusou a dar maiores detalhes, dizendo que o assunto estava sendo tratado no mais alto nível entre as autoridades do executivo. Na manhã de ontem, um contingente militar deixou a sede do Alto Comando liderado por uma equipe das Forças Armadas dos EUA, que discretamente abordou o veículo. Oficialmente ninguém quis dar detalhes, mas tudo indica que compõe parte das tarefas conjuntas no norte do país.

De Vargas se reuniu ontem com o presidente, Horacio Cartes, e com o Ministro da Defesa, Bernardino Soto, na sede do ministério, onde apresentaram um relatório dos trabalhos que estão sendo realizados na zona norte do país. Os Secretários de Estado informaram que os trabalhos estão se desenvolvendo como planejado e que em algumas semanas poderiam haver novidades sobre o tema. Por outro lado, indicaram que nos próximos meses será necessário pedir mais recursos para manter as forças conjuntas na zona norte.

O Presidente do Paraguai se reuniu também com o Conselho de Defesa, na que foi oficialmente apenas uma reunião informativa. No entanto, de acordo com fontes militares, na reunião o Chefe de Estado pediu para que fossem tomadas todas as medidas necessárias para a obtenção de resultados na luta contra o grupo que se autodenomina Exército do Povo Paraguaio.

Fonte: Defensa.com – Tomás Velázquez

Sair da versão mobile