Por que a Royal Navy não terá sua primeira fragata Type 26 operacional até 2027?

O ministro da Defesa, Guto Bebb, declarou no Parlamento em 23 de abril que a primeira fragata Type 26, HMS Glasgow, deve ser aceita pelos construtores no verão de 2025. Dezoito meses de testes e treinamentos adicionais a verão em 2027. Aqui perguntamos por que a Marinha deve tolerar um cronograma de construção tão demorado de oito anos.

O Tipo 26 promete ser um excelente caçador de submarinos e, se for feito um investimento adequado em equipá-los com o encaixe correto das armas, eles terão o potencial de ser um dos melhores combatentes de superfície do mundo. Eles serão a espinha dorsal de nossa capacidade anti-submarino e escoltarão os porta-aviões QEC, em um mundo que todos concordam que está se tornando mais perigoso.



Para a Marinha Real, a obtenção de substitutos para as veneráveis ​​fragatas do Tipo 23 tem sido como perseguir uma miragem. Sucessivos governos, o RN e o MoD dispensaram conceito após conceito por mais de 23 anos (gastando milhões de libras no processo) antes que o aço fosse finalmente cortado para o HMS Glasgow em julho de 2017. Você pode ler a conta Think Defense de 14.000 palavras. da história absurdamente complicada do Type 26, que começou com o ‘Future Escort’ em 1994. Desde os primeiros estudos conceptuais até ao HMS Glasgow, começar os testes no mar será a metade da vida – 31 anos.

Falta de urgência

Não só estes barcos foram encomendados há pelo menos 5 anos atrás, mas agora descobrimos que um cronograma de construção extraordinariamente agradável foi acordado. Desde a SDSR de 2015, a data em serviço para o primeiro T26 foi oficialmente descrita como “meados dos anos 2020”. Usando precedentes históricos, muitos haviam assumido um período de construção de cerca de 5 a 6 anos, esperando que o HMS Glasgow provavelmente iniciasse testes em 2023. Um navio de guerra complexo similar, o HMS Daring, o primeiro destróier Tipo 45, foi lançado em março de 2003 e aceito pela RN. em dezembro de 2008, um tempo de construção de 5 anos e 9 meses. O Type 45 foi sem dúvida mais complexo e inovador do que o T26, com 80% de seus equipamentos novos para o serviço RN. O T26 é um design sofisticado, mas com risco relativamente baixo. O conceito de ‘bay de missão’ e o Mk 41 VLS são novos para o RN, mas já estão em uso com outras marinhas. O trabalho de redução de risco significativo no projeto e nos principais componentes já foi realizado usando realidade virtual e plataformas de teste terrestres. Haverá alguns trabalhos de integração de sistemas desafiadores e um sistema de propulsão sob medida, mas a maioria de suas principais armas, sensores, iscas, sistema de combate e motores já estão comprovados e, em muitos casos, já em serviço em outras plataformas.



O tempo de compilação de 8 anos contribui para uma comparação desfavorável com os equivalentes estrangeiros. As primeiras fragatas franco-italianas FREMM foram construídas em cerca de 5 anos e o programa está entregando navios a uma batida consistente de cerca de um navio a cada 12 meses. As fragatas Type 22 e Type 23, da primeira classe da Marinha Real, também demoraram cerca de 5 anos para serem construídas. Seja qual for a razão para a construção lenta, ela não parece boa na brochura do projeto T26 Global Combat Ship que a BAE Systems pretende exportar para a Austrália e o Canadá. Como um navio do tamanho de um cruzador leve, o T26 vem com instalações de geração de energia e espaço para suportar atualizações futuras, mas o contrato de construção de 3,7 trilhões de libras para os três primeiros navios certamente não permite grandes mudanças durante a construção.

Por que essas fragatas não serão construídas mais rapidamente?

Não há problemas com o espaço disponível ou instalações de produção em Glasgow, nem há problemas com a cadeia de suprimentos ou a complexidade geral do navio. Não é a BAE Systems a arrastar os pés, mas o MoD está deliberadamente a atrasar a entrega. A instalação de construção naval e a força de trabalho foram, portanto, dimensionadas e dimensionadas para atender aos requisitos do cliente. A realidade é que os orçamentos anuais limitados forçam o Ministério da Defesa a economizar a curto prazo, distribuindo o custo por um período mais longo. Estender programas de compras com atrasos induzidos artificialmente pode reduzir os gastos anuais, mas ao longo da vida do projeto sempre adiciona custos adicionais significativos.

Se a força da fragata do RN não diminuir mais, os Type 23s devem ser mantidos de forma dispendiosa para mantê-los funcionando até que as substituições estejam disponíveis. Não só o RN não está recebendo os navios que precisa rápido o suficiente, mas o custo total do projeto é insuflado desnecessariamente. Economias de escala certamente poderiam ter sido alcançadas ordenando todos os 8 T26 juntos, mas o governo usou a desculpa de que havia um “risco de itens longos se tornarem obsoletos” .

O navio 2, HMS Cardiff será lançado no segundo semestre de 2019 e o navio 3, HMS Belfast, começará a fabricação no primeiro semestre de 2021. Isso indica que o cronograma geral do programa também é decepcionantemente lento e provavelmente só entregará um novo navio. a cada 18-24 meses. O cronograma e o contrato para os 5 navios restantes ainda estão em negociação e os horários são completamente desconhecidos no momento. Se o Tesouro permitir que o Ministério da Defesa faça verificações maiores a cada ano, fontes dizem que a BAE Systems é capaz de construir os últimos navios em cerca de 5 anos.

Como consequência da redução do programa T26 de 13 navios para 8, o programa de construção pode ser necessário para fornecer continuidade de trabalho para o Clyde. A BAES precisa manter sua força de trabalho empregada e pronta para o próximo grande projeto, provavelmente a substituição do Tipo 45, que deve começar em meados da década de 2030.

Enter Type 31e

Assumindo que a frota de fragata Tipo 23 sobreviva intacta ao MDP 2018 (e revisões posteriores de defesa), a HMS Argyll está programada para deixar o serviço em 2023, seguida por outro navio da classe, todos os anos pelos 12 anos subsequentes. É claro que os três primeiros T26 (HMS Glasgow, Cardiff e Belfast) não estarão prontos a tempo de substituir os primeiros navios a serem desativados. Outro motivo para a criação da Fragata Tipo 31e, mais barata e mais simples, surge agora. O primeiro T31e deve começar a construção em 2019, com uma data de Assunção de Planejamento para Entrada de Serviço (PASE) de 2023, teoricamente justamente na hora de substituir o HMS Argyll.

Estamos na situação extraordinária de o projeto T31e não ter sido finalizado, mas o primeiro está programado para estar no mar, pelo menos 2 anos antes do HMS Glasgow, que já está em construção.

O projeto Tipo 31e tem como objetivo realizar uma competição, projetar, construir e entregar um navio de guerra confiável no espaço de 8 anos (desde que se tornou uma coisa em 2015). Esse tipo de ritmo é o que deveríamos esperar ser a norma na contratação de defesa. Não é irracional quando comparado com alguns projetos de navios de guerra estrangeiros, (especialmente os chineses), mas por padrões recentes do Reino Unido, é um piscar de olhos. O T31e é um navio muito mais simples, mas o cronograma exige que o primeiro navio seja construído na metade do tempo necessário para fabricar um T26.

MPs fazendo as perguntas erradas

O breve debate parlamentar sobre o Tipo 26 incluiu uma pergunta de rotina de um parlamentar, cujo tipo é apresentado regularmente. Paul Bloomfield, (MP de Sheffield) solicitou que um T26 se chamasse HMS Sheffield. Neste caso, ele pode ter uma boa chance de sucesso, mas os MPs estão constantemente pedindo por navios de guerra com o nome de sua cidade, cidade ou condado. Outros pedidos recentes de parlamentares incluem um HMS Plymouth, o HMS Exeter, o HMS Colchester e o HMS Goole. Talvez a solução seja construir uma frota de 650 navios da RN para que cada PM possa ter um nome à sua escolha! As afiliações cívicas com os navios do RN são uma maneira muito positiva de ligar as comunidades à marinha, mas o comitê de nomeação precisa garantir que os nomes selecionados sejam consistentes com a convenção de classe e tenham ressonância histórica.

Em vez de nos focarmos em interesses puramente locais, estaríamos mais bem servidos se mais deputados fizessem perguntas penetrantes sobre o estado da Marinha Real. “O ministro pode explicar por que demorará pelo menos 8 anos para construir a primeira fragata Type 26 e que medidas você vai tomar para acelerar a entrega desses navios de guerra, fundamentais para nossa defesa nacional?”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Save The Royal Navy


Sair da versão mobile