Por que os EUA querem voltar a fabricar o F-22?

O caça deixou de ser produzido há cinco anos, mas o Congresso está interessado em retomar o projeto por causa do desenvolvimento militar dos rivais como Rússia e China.

A Força Aérea dos EUA – USAF, planeja retomar a produção do caça de quinta geração F-22 Raptor, um projeto que estava estacionado desde 2011. De acordo com o “National Post”, é porque nenhuma outra aeronave pode combinar as suas características de velocidade, agilidade, discrição (stealth) e as capacidades de seus sensores.

Além disso, alguns especialistas dizem que produzir o F-22 custa menos do que fazer modificações nos caças F-35, que ainda estão em fase de testes.

Como será o novo F-22?

No entanto, diversos especialistas no domínio militar indicam que, se a produção do F-22 for reiniciada, a aeronave poderia ter características diferentes. Atualmente os radares da Rússia e da China têm uma tecnologia capaz de detectar o avião de combate F-22, e os engenheiros da Lockheed Martin, fabricante do F-22, terão que assegurar que a aeronave virá com um sistema eficaz de designação de alvos e ser invisível para os radares russos e chineses.

Especialistas também dizem que o fabricantes do F-22 terá que modificar os motores, sistemas de controle e todos os aviônicos, incluindo a aplicação do sistema de armas. Tudo isso terá como objetivo melhorar a confiabilidade da máquina como um todo, reduzir o peso e aumentar a velocidade do F-22.

De acordo com a mídia dos EUA, o país decidiu voltar ao passado, porque “tornou-se aparente a incapacidade dos caças F-35 para enfrentar os novos caças desenvolvidos por outros países” no contexto de “as crescentes ameaças à superioridade da EUA no ar”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile