PZL Mielec M28 para a América Latina

Produzido na Polônia pela PZL Mielec a aeronave turboélice bimotora M28 protagoniza uma turnê de dois meses pela América Latina e Caribe.

Engenheiros da PZL Mielec aplicaram a última camada de tinta no novo M28 (nº série AJE00347) e instalaram o equipamento necessário, que irá demonstrar sua capacidade de mudar rapidamente a configuração da versão de passageiro, para lançamento aéreo, transporte de carga ou SAR.

“Quando comparamos a capacidade de manobra do M28 com a sua grande cabine e abertura da porta traseira, também em voo, ele mostra que a aeronave tem a capacidade de carga e o peso do ideal para a realização de uma variedade de missões. As forças armadas e as companhias aéreas da América Latina e do Caribe manifestaram grande interesse na versatilidade única desta aeronave”, destacou Janusz Zakrecki, Presidente do Conselho e CEO da PZL Mielec.

A tripulação planeja a primeira parada na Dinamarca. Em seguida, começará a parte naval da viagem pela Escócia e Islândia. Em 28 de fevereiro a aeronave vai voar para Kulusuk na Groenlândia, cruzando 2.164nm (4.000km) e perto de 10 horas de voo transatlântico. “Superar o Atlântico em meio ao inverno do hemisfério norte é apenas um exemplo de sua durabilidade, um avião de confiança que pode enfrentar até mesmo as condições meteorológicas mais difíceis”, disse Mariusz Kubryn, designer-chefe do M28.

Na América Latina, a tripulação do M28 irá demonstrar aos potenciais clientes suas capacidades civis e militares para transportar pessoas e cargas a partir dos aeroportos improvisados e não equipados com pistas pavimentadas e longas. O tour vai começar em 17 de março, em Port of Spain, Trinidad e Tobago. Então, em meados de maio, o avião vai visitar 12 outras cidades do Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Panamá e México.

“Estimamos que até o final da turnê de demonstração, a aeronave terá percorrido 14.500km cruzando montanhas e oceanos, decolando e pousando em pistas localizadas na selva e em ilhas. Ele vai demonstrar a sua capacidade para funcionar a altas e baixas temperaturas”, completou Mariusz Kubryn.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE: Altair

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