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Home Geopolítica

Radar PS-05/A MK4 dá ao Gripen C/D desempenho operacional “Extended Range”

Luiz Padilha por Luiz Padilha
28/04/2015 - 20:29
em Geopolítica
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PS-05A

A SAAB desenvolveu uma nova versão designada Mk4 do radar PS-05/A do caça Gripen C/D, melhorando seu desempenho e sua faixa de operação. O desenvolvimento é um passo significativo sobre o futuro aprimoramento das capacidades dos Gripen C/D.

O PS-05/A Mk4, é o desenvolvimento mais recente do renomado radar PS-05, originalmente desenvolvido para o caça Gripen. Através do desenvolvimento contínuo, o PS-05 tem mantido a sua posição como um dos radares para caças mais competentes do mundo.

A nova configuração de hardware com um completo e novo back-end, melhorou significativamente o desempenho do radar e seu alcance operacional, melhorando as capacidades do sistema de armas do Gripen e oferecendo total integração para os mísseis AMRAAM e Meteor. Ele também permite o aumento significativa por meio de atualizações de software, da capacidade para combater com êxito, ameaças em evolução nas próximas décadas.

Um novo modo de Ar-Ar foi implementado e demonstrou que o radar usa o máximo da capacidade de processamento de sinal e a geração de forma de onda flexível no PS-05/A Mk4. Este modo aumenta a gama de aquisição para 100% em baixas altitudes em relação a versão anterior do PS- 05/A. Este modo de radar também será útil para a detecção de alvos com assinatura radar baixa. O downlink do míssil Meteor é otimizado para manter o desempenho do radar durante lançamento de longo alcance com o uso de data-link.

gripen c foto-soren-augustesen

“O Mk4 é um radar multifuncional, com excelente desempenho ECCM, capacidade de crescimento e com muito baixo custo de seu ciclo de vida”, disse Lars Tossman, Chefe da Aérea de Sistemas de Vigilância da SAAB Defence Systems.

Com a nova atualização o PS-05/A MK4, vai continuar a melhorar as capacidades operacionais para clientes em todo o mundo. O PS-05/A Mk4, pode ser adaptado para caber na maioria dos plataformas aéreas. Compacta e leve, esta solução modular é ideal para integração em qualquer aeronave de combate multi-função, UAVs, treinadores avançados a jato ou outra plataforma aérea.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: SAAB

Tags: Gripen C / DRadar PS-05/A MK4SAAB
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Comentários 16

  1. mauriciofsilva says:
    4 anos atrás

    O preço do NG ficou muito alto em relação ao C (quase o dobro). Poderiam ter esperado ficar pronto para ver os testes e pechinchando (o que a velha burocracia dificulta). Parece que estamos financiando a indústria bélica sueca.

    Responder
  2. alex says:
    7 anos atrás

    com certeza tem como copara com qualquer caça americano ou europeus afinal o gripen NG usa equipamentos americanos e europeus por exemplo o rada do gripen NG sera um radar ingles que por e so não tem com ser vendido para a argentina.

    Responder
  3. EMS says:
    7 anos atrás

    Alguém realmente acredita que este tem como comparar com um F-15E Strike Eagle, F-15SE, F/A-18 Advanced Super Hornet, Rafael ou Typhoon?

    Responder
  4. brazuca says:
    7 anos atrás

    Opsss não havia percebido,errei no abcdario c/d ,e/f ha ha .
    Enfim , se o gripen c/d serao incriveis no senario bvr os novos NG então terá um radar fabuloso digno do gigante Brasil.

    Responder
  5. Nelson Lima says:
    7 anos atrás

    Quanto tempo o Rafale levou pra deslanchar e oferecendo capacidade “omnirole”. O superHornet parec garantido na Austrália. O Eurofighter é garantido por 4 países. E o Gripen NG, só na Suécia e Brasil?? Quem mais vai comprar? Para a renovação das frotas de caças latino-americanos,.parece plausível crer nas soluções chinesas, livre das restrições ocidentais!EDITADO

    Responder
    • jsilva says:
      7 anos atrás

      Os Rafales só foram exportados agora e ninguem duvida da capacidade dele. A autralia, japao, reino unido são eternos compradores dos EUA e aliados. Colombia recebera este ano em torno de 117 milhoes de dolares dos EUA, o que ja acontece a anos; ou seja, a colombia sera eterna compradora de armamentos dos EUA. E sobre os gripen, os da versao C/D estao sendo usados sob leasing na europa para garantia de defesa de alguns paises. Sobre o Eurofighter, o projeto é europeu, e por logica, se eles mesmos nao comprarem seus produtos ai fica dificil. Só acho que o amigo deveria lembrar tambem dos fiascos europeus como os probllemas dos A-400M. Os F22 tambem passaram um periodo parado sob revisao do sistema de geracao de oxigenio. Não vou nem falar dos F35. abs

      Responder
  6. jsilva says:
    7 anos atrás

    A boa noticia que vejo é a possibilidade maior de integraçao com o que ja existe e sendo da Saab, mas, radar é uma tecnologia critica e se o brasil ficar optando o tempo todo por aquisicao estrangeira, ai vai ficar dificil; a ideia de nacionalizacao acaba por terra, pois reclama-se dos embargos, da falta de fomento da industria nacional, da necessidade de se desenvolver tecnologia local e quer importar mais. Ate a entrega dos Gripens NG o que mais aparecera é estrangeiro querendo vender seus produtos (com altissima qualidade sem sombra de duvidas). Ocorre que se optarmos por adquirir este ai ou os que virao, dificilmente, pelo menos a curto e medio prazos, pois custa dinheiro, os substituiremos. Na minha opiniao a industria nacional sera prejudicada, pois, precisa de investimento e mercado. E temos bons radares e que podem, ate la, evoluirem.

    Responder
  7. TOPOL says:
    7 anos atrás

    Senhores essa evolução de que trata a notícia não diz respeito ao futuro caça da FAB, ela se refere a versão C/D do Gripen que usa o radar PS-05 e que agora sofrerá um up-grade para a versão Mk4 de que trata a matéria… O futuro caça da FAB não é esse como é do conhecimento de todos e sim o Gripen E/F que usará o radar Raven ES-5 (AESA) , portanto bem mais avançado e capaz que esta nova versão do PS-05…
    Mas todavia pode ser que “se” o leasing de Gripens C/D tampões for mesmo assinado, talvez venham com essa configuração embora eu duvide que a Flygvapnet adotará esse radar, já que estão esperando 60 NGs novinhos e tem a possibilidade de elevá-los a classe NG também….
    Esse produto é mais para a Tailandia, a Africa do Sul, a Republica Tcheca que usam a versão C/D do Gripen.

    Responder
    • Edson says:
      7 anos atrás

      Se voce achasse um grande pacote de dinheiro iria reclamar do peso de carregar . . . . vai ser pessimista assim lá longe . . . .

      Responder
      • TOPOL says:
        7 anos atrás

        Tem certeza que você não escreveu no lugar errado Edson ??? Porque eu seria pessimista, me explique por favor…

        Responder
      • TOPOL says:
        7 anos atrás

        ja fazem 24 horas não respondeu então por favor preste atenção no texto parcero.

        Responder
    • Marcelo says:
      7 anos atrás

      A força aerea sueca talvez se interesse pela melhoria, para usar com o Meteor. Apesar de terem encomendado 60 NGs, vão demorar bons anos para serem entregues. E a Russia está bufando logo ao lado.

      Responder
      • TOPOL says:
        7 anos atrás

        Pode ser Marcelo, embora o mais sensato seria elevar sua frota de caças da versão C e D para a versão Next Generation retrofitando sua suite eletrônica e implementando o radar AESA Raven ES-05

        Responder
  8. Proud says:
    7 anos atrás

    É um radar AESA?

    Responder
  9. Marcelo Souza da Silva says:
    7 anos atrás

    Ótima notícia.
    Apesar de muitas opiniões contrárias, acredito que o Gripen dará a FAB uma respeitável capacidade de dissuasão. Com tripulações bem treinadas e adestradas imporemos muito respeito para eventuais aventureiros.
    Acho o SU-35 uma máquina fantástica, entretanto, fico feliz com o pequeno notável Gripen. Que novas capacidades sejam incorporadas!!!!!

    Responder
  10. brazuca says:
    7 anos atrás

    Resumindo,o brasil terá um super caça de combat atualizado no estado da arte na entrega.
    O brasil fez uma exelente escolha sem dúvida alguma em comprar da saab.
    Outra coisa me chamou atenção ,que este radar aperfeiçoado
    Dara um alcançe extendido , aos missil meteor ja impoem respeito e medo agora então serão letais …se já era bom ficará melhor ainda, incrível fiquei impressionado com esta notiçia,e ao meu ver a saab esta se dedicando muito para ficar independente.

    Responder

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