Radar Saab GIRAFFE 4A, reduzindo o efeito “Stealth”

No início de novembro, a Saab demonstrou seu novo radar Giraffe 4A. Este radar 3D AESA (Active Electrical Scanned Array), foi concebido baseado na mais recente tecnologia GaN (nitreto de gálio), operando na banda S. Ele é capaz de detectar pequenos objetos a longa distância. Durante os exercícios de outono realizados pela defesa sueca nas áreas ao redor de Gotland, o radar foi posta à prova.

“Comparando com o nosso excelente radar Giraffe AMB, o radar Giraffe 4A pode detectar objetos 2 vezes mais distante”, diz o Diretor Sênior Claes Trulsson da Saab Eletronic Defence Systems. Com o Giraffe 4A, podemos por exemplo, detectar um pequeno UAV do tamanho e velocidade semelhante a uma gaivota, numa distância de 30 km.

Um radar com este elevado desempenho não foi naturalmente concebido para detectar gaivotas, mas sim, ser capaz de detectar e localizar alvos furtivos, bem como pequenos objetos.

Com relação a alvos furtivos, podemos afirmar que o radar Giraffe 4A irá detectar a aeronave furtiva na mesma distância que os radares anteriores detectam uma aeronave não “stealth”. Estes novos radares, consequentemente reduzem os efeitos da tecnologia stealth em aeronaves consideravelmente, continua Trulsson.

Mas tão importante quanto a detecção de alvos furtivos é a capacidade de detectar alvos realmente pequenos. Na percepção de ameaças atuais e futuras, um fator de escala significativa serão os UAV. Os UAV estão em desenvolvimento continuo e constante, com unidades cada vez mais avançadas e mais baratas. O ataque aéreo de amanhã pode ser facilmente retratado como um enxame de UAV carregados de cargas explosivas ou mísseis básicos. O radar GIRAFFE 4A tem a capacidade de detectar tanto um único UAV  quanto um número maior que se aproxime do território.

O radar também irá filtrar gaivotas e outras aves, para evitar confusão com pássaros ou vice-versa. Isso é feito por uma seleção de parâmetros, tais como padrões de vôo, seção transversal de radares diferente, velocidade de vôo e etc.

O GIRAFFE 4A tem a capacidade de rastreamento até 1.000 alvos ao mesmo tempo, e pode cobrir uma área com um raio de 280 km do (170 milhas, ou 150 milhas náuticas). Os alvos são rastreados, relatados, e gravados.

O radar gira com uma velocidade de até 60 rpm. Isso é quase três vezes mais rápido que os competidores no mercado. A alta velocidade de rotação é conseguida através do envio de uma série de ondas de radar enviadas antes que ele grava o sinal de entrada refletido. Radares mais velhos enviar um sinal, e precisam esperar o reflexo voltar antes de um novo sinal ser enviado. Esta rotação rápida faz com que o radar particularmente seja capaz de rastrear objetos em movimento rápidos de entrada, como mísseis balísticos.

Radares não AESA que giram a uma velocidade menor vão ter uma atualização muito mais lenta do quadro de rastreamento em comparação ao GIRAFFE 4A. E se um dos alvos for um alvo cego, onde não se tenha o reflexo do míssil , o tempo entre cada atualização pode permitir que um míssil de alta velocidade tenha a chance de desaparecer em áreas sem cobertura de radar, como entre as montanhas, sem o radar ser capaz de registrar para onde o míssil foi.

Quando o radar gira, ele abrange todo o volume de 360 ​​graus com uma taxa de atualização de um segundo O radar GIRAFFE 4A também pode ser configurado para executar uma busca concentrada com azimute da antena fixa em um setor (40 a 120 graus). Em ambos os modos, o radar cobre uma elevação de até 70 graus. Ele pode alargar a gama (40%) mantendo uma taxa de atualização de um segundo ou entregar uma taxa de atualização quatro vezes maior.

Além disso, a GIRAFFE 4A pode ser configurado no modo de localização de armas. Neste modo, o radar varre o horizonte e vai também realizam acompanhamento instantâneo de inda e vinda de projéteis, determinando tanto a ponto de impacto como a posição da arma que disparou o projétil. Esta informação pode ser transmitida diretamente a própria artilharia para contra-atacar, para fazer correções para o próprio disparo de artilharia, ou para alertar o ponto estimado de impacto de projéteis de entrada.

Testado contra chaffs

Durante o exercício, nós também provamos que GIRAFFE 4A é particularmente resistente a clutter e chaff, disse Trulsson.

Durante o exercício no outono com a Defesa sueca e, sem aviso prévio para os operadores de radar, um avião de caça subitamente liberou uma grande quantidade de pequenas tiras de metal, a fim de criar perturbação para a imagem radar. O sistema automaticamente discriminou o que era chaff e a aeronave, acompanhando o caça 100% do tempo, apesar do avião se virar e tentar escapar à detecção por voar através dos chaffs.

Em testes com uma aeronave jammeando o radar durante a escolta de dois caças, também não foi afetada a imagem radar que, de acordo com Saab, eles foram capazes de rastrear os caças e a aeronave de escolta.

Simples de operar, simples de manter

O radar em si é montado dentro de um recipiente (conteiner) de 16 pés, e pode ser facilmente transportado por um caminhão, rebocado ou ser instalado numa base estacionária. Ao iniciar o radar, todos os componentes necessários de manuseio estão localizados atrás do mesmo, simplificando assim a tarefa do operador. O sistema também possui um alto nível de redundância, significando que, se um ou alguns componentes falharem, outros componentes assumem e mantem o radar operacional.

O radar que tem a sua própria fonte de alimentação a diesel agregada com uma capacidade de 24 horas de operação com tanques internos completos. A fim de permitir a operação no frio extremo, o sistema está equipado com um assim chamado aquecedor pré-radar. O sistema foi submetido a testes ambientais em que o radar também é iniciado e operado a temperaturas entre menos 40 e mais 55 graus centígrados O recipiente incluindo o radar pesa pouco menos de 9 toneladas, e pode ser transportado em um avião de transporte C-130 Hércules ( no KC-390 idem). Aviões de transporte maiores, como o A400M ou C-17, podem acomodar todo o veículo com o sistema montado.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:MILITAERTEKNIKK

 

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