Royal Navy testa míssil na costa da Escócia

Harpoon
HMS Iron Duke disparando o míssil Harpoon – Foto meramente ilustrativa

Um navio de guerra da Marinha Real completou um bem-sucedido teste de tiro de um míssil Harpoon que atinge a velocidade de 800 mph (1300 km/h) capaz de destruir um alvo de até 80 milhas (129 km) de distância.

A fragata Tipo 23 HMS Montrose disparou o míssil anti-navio, durante um exercício na Escócia, destruindo completamente uma barcaça alvo. Um foguete ajuda a lançar o míssil, que tem 15 pés (4,6 m) de comprimento e cerca de 1 pé (30,5 centímetros) de diâmetro, antes do turbo, e em seguida, o impulsiona até Mach 0.9, logo abaixo da velocidade do som.

O Encarregado do Armamento, Tenente Ben Evans disse: “A intensidade e o esforço de realizar um treinamento de guerra complexo aumenta dez vezes mais quando você sabe que há quase um quarto de tonelada de ogiva real na ponta do míssil que você está prestes a disparar – mas ao mesmo modo a satisfação aumenta quando você alcança com êxito o seu objetivo.”

O HMS Montrose, que está baseado na Base Naval de Devonport, disparou o míssil Harpoon durante uma semana de formação especializada na sequência da sua participação no Exercício Joint Warrior, um exercício multinacional na costa da Escócia.

O Engenheiro de Armamentos, o Tenente-Comandante Tony Marden disse: “Disparar os nossos mísseis de ponta não é algo que acontece todos os dias, mas garantir a disponibilidade dos equipamentos necessários para fazê-lo é, e minha equipe de profissionais e engenheiros têm um grande orgulho em ter demonstrado o seu preparo.”

Um dos objetivos do disparo foi o de colocar em prática alguns treinamentos realizados antes do HMS Montrose sair ao mar, enquanto outro era para avaliar o desempenho do míssil em condições complexas contra um alvo desafiador.
O Comandante do HMS Montrose, Comandante James Parkin, disse: “De todas as vezes que eu disse ‘comando aprovado’ na minha carreira até agora, essa foi a que eu gostei mais.

“O sucesso do disparo dos nossos mísseis Harpoon provou que a minha equipe de marinheiros profissionais estão altamente treinados e preparados, e que estamos prontos para qualquer tarefa que nos é dada.”

FONTE: Scotsman

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile