Rússia ameaça EUA, norte-americanos jogam à defesa

Os aviões americanos que voarem a Oeste do Rio Eufrates serão considerados como alvos e seguidos com sistemas antimísseis. O aviso foi feito pela Rússia depois um caça norte-americano ter abatido um avião do Exército sírio na região de Raqqa.

O General Joseph Dunford, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, admite que será necessário um grande esforço diplomático e militar para reduzir o conflito na área mas que é de interesse mútuo, porque permite concentrar forças no inimigo comum, o grupo Estado Islâmico. Acrescenta que as únicas ações que tomaram contra as forças favoráveis ao regime na Síria aconteceram em autodefesa.

O incidente de domingo, a primeira vez que os EUA derrubaram um avião sírio desde o início da guerra, em 2011, veio lançar ainda mais confusão sobre o complexo tabuleiro de xadrez geopolítico que é o atual território Sírio.

As Forças do Regime garantem que o caça abatido se encontrava em missão contra o grupo jiadista Daesh, já os norte-americanos queixam-se de ter sido atacados e sublinham que os canais de comunicação com a Rússia não funcionaram.

FONTE: Euronews

Sair da versão mobile