Rússia e China planejam venda de aviões Sukhoi Superjet 100 na Ásia

A criação da nova companhia de leasing russo-chinesa, permitirá a venda de 100 aeronaves para os países do sudeste asiático no prazo de três anos. Acordo firmado é de US$ 3 bilhões

Moscou e São Paulo, 8 de Maio de 2015 – A Corporação Unida para a Construção de Aviões (OAK, na sigla em russo) anuncia nesta sexta-feira a conclusão de acordo para criação da uma companhia de leasing russa-chinesa que apoiará para as vendas do modelo de avião Sukhoi Superjet 100 (SSJ100) na China e em todos os países do sudeste asiático.

O contrato foi firmado pela área de aviões civis da Sukhoi (que é parte integrante da OAK), pela Fundação Rússia-China de Investimentos, pelo Comitê Gestor da Nova Região Xi’an (China) e pela chinesa New Century International Leasing. A parceria conta ainda com o apoio da Comissão Intergovernamental Rússia-China.

A nova empresa terá sua sede localizada no parque tecnológico russo-chinês na cidade de Xi’an (província de Shaanxi), considerada a capital da indústria de aviação da China. A administração local apoiará a construção da companhia, oferecendo espaço e infraestrutura necessária para receber e manter as aeronaves do modelo SSJ100.

Em um prazo de três anos, a companhia russa-chinesa de leasing comprará 100 aviões SSJ100 da fabricante pelo valor total de US$ 3 bilhões. O negócio mais do que duplica a quantidade de aviões que atualmente são entregues aos clientes.

“A conclusão do acordo é uma das soluções para promover o SSJ100 nos mercados internacionais. Firmamos importantes negócios no curto prazo e estamos gratos pela parceria com nossos sócios chineses”, afirma Yuri Slúsar, presidente da OAK.

“A criação da companhia russo-chinesa de leasing possui significado histórico, tanto pela grandeza como pela nova perspectiva que é gerada para a indústria de construção de aviões civis da Rússia. Trabalhamos com nossos sócios da China para oferecer uma oferta de leasing competitiva, permitindo que o SSK100 ocupe uma parte considerável nos mercados de aviação que apresentam rápido crescimento na Ásia”, completa.

A promoção do SSJ100 nas nações asiáticas terá como base: a eficiência econômica da aeronave que, por sua vez, é superior aos concorrentes; a criação de centro de serviços técnicos com armazém para reposição de peças e capacitação de profissionais na cidade de Xi’an; e a oportunidade dos clientes poderem solicitar adaptações específicas no interior do avião, incluindo a pintura, conforme a preferência.

Atualmente a OAK possui capacidade para produzir até 60 aviões SSJ100 por ano. A principal vantagem do modelo é a redução de gastos por passageiro transportado em comparação aos concorrentes. Além disso, a aeronave – que pode conter no máximo 100 poltronas – permite otimizar gastos operacionais das companhias aéreas por conta do consumo eficiente de combustível e menor peso para decolagem. O alto nível de conforto nas cabines da nova geração e a taxa de leasing altamente competitivas, apoiadas pela garantia estatal de valor residual, são também destaque.

 

Sair da versão mobile