Rússia teve que vender 3 fragatas da classe ‘Krivak V’ para a marinha da Índia

Admiral Grigorovich
Admiral Grigorovich-Foto Vasili Batánov

Das seis fragatas classe Admiral Grigorovich (Krivak V na designação NATO), do projeto 11356 que a Rússia encomendou, os três últimos vão ser vendidas à Marinha da Índia. A Rússia estava construindo as fragatas para as suas próprias forças navais, que já têm três navios desta classe, mas teve que vender.

“Eles fechou sobre um acordo secreto”, relatou o IHS Jane. “O lado indiano já obteve 12 conjuntos de peças sobressalentes e acessórios para os navios,” disse a fonte citada pela revista.

A razão para esta venda é a recusa da Ucrânia em fornecer os motores para as fragatas. Uma série de decisões do Presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, e o Governo do país eslavo proibiu a cooperação militar com Moscou. Enquanto isso, é precisamente nas fábricas de motor ucranianos, que os russos tinham incluído no projeto desde o seu lançamento em 2010.

O acordo sobre o destino das fragatas com a Índia foi antecipado em março, durante uma rodada de negociações com Nova Delhi.

Fragatas inacabadas – Foto: Sea Waves Magazine

Fontes da TASS  informaram que o governo indiano poderia comprar as motorizações para os três navios na Ucrânia por conta própria e instala-los nos navios adquiridos nos estaleiros indianos. A sanção de Kiev não dificulta este tipo de acordo.

A quarta fragata do projeto 11356 já foi batizada com o nome do almirante da Marinha Imperial Russa, Grigori Butakov. Foi lançada na cidade russa de Kaliningrado em março, mas até agora sem nenhuma propulsão. Moscou tinha reservado os nomes de outros grandes almirantes russos Kornilov e Istomin, heróis da 1ª defesa de Sevastopol (1844-1846). Obviamente, os indianos vão dar-lhes os seus próprios nomes.

Os navios da classe Admiral Grigorovich serão equipados com mísseis de cruzeiro BrahMos, um dos frutos da cooperação militar entre Índia e Rússia. Eles também terá um canhão de 100 mm, torpedos e armas anti-aéreas. Eles possuem um deslocamento de 4.000 toneladas e podem atingir uma velocidade máxima de 30 nós.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:RT

Sair da versão mobile