Saab vai fabricar o treinador TX nos Estados Unidos (se vencer)

Por José Mª Navarro García

A multinacional sueca Saab anunciou sua intenção de fabricar nos Estados Unidos o avião de treinamento avançado TX projetado para o programa de aquisição de um avião de treinamento avançado para a Força Aérea Americana que substituirá o veterano T-38.

Neste programa, Saab vai de mãos dadas com a gigante americana Boeing, com quem trabalharia na fabricação do avião, pelo qual eles já estão procurando instalações de acordo com o presidente de Saab, Håkan Buskhe.

De acordo com Buskhe, ” O TX foi projetado para a Força Aérea e sua missão de treinamento, então acreditamos que sua construção deve ser realizada nos Estados Unidos”. Os Estados Unidos são um mercado estratégico para a Saab, onde já está firmemente estabelecido e faz parte do seu plano de crescimento a longo prazo. Nos Estados Unidos, eles trabalham em áreas como radares, sensores, gerenciamento de assinaturas, treinamento e simulação e serviços de suporte ao cliente.

O TX fez seu primeiro vôo em dezembro do ano passado, é um treinador avançado monomotor com 2 lugares sendo o do co-piloto um pouco maior, o que facilita sua visão. Possui uma cabine com instrumentos avançados e o sistema de treinamento integrado que também inclui equipamentos em terra.

É apresentado como um design específico com maior versatilidade, mas com menor custo de aquisição do que outros candidatos do programa. Em 30 de dezembro, a USAF finalmente publicou o documento Request for Proposal (RfP) do programa TX, que inclui a substituição de 420 veteranos T-38C por 350 novas aeronaves avaliadas em US $ 16,3 bilhões.

Este ano, o vencedor do contrato deve ser escolhido e durante o quarto trimestre de 2024 deverá obter a capacidade operacional inicial (COI).

Em fevereiro, Raytheon quebrou a aliança que a unia a Leonardo com a qual entrou com o T-100, uma versão adaptada ao programa americano do M-346 Master. Os outros concorrentes que enfrentam a aliança agora dissolvida são : Boeing com a Saab, que apresentou um avião recentemente projetado em setembro passado e que no final de dezembro fez seu primeiro vôo, a mesma opção escolhida pela Northrop Grumman, enquanto a Lockheed Martin, juntamente com a Korea Aerospace Industries, oferece uma variante do T-50A. Não é certa ainda a participação do Scorpion da Textron AirLand, embora tenha apresentado recentemente uma “configuração de produção” de seu avião ou o Javelin da Stavatti Aerospace,que também postula um lugar na concorrência.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Defensa.com

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