Segundo relatório do Safety Board holandês, míssil russo derrubou o voo MH17

MH17

Por Karen Walker

Míssil russo derrubou avião na Ucrânia, diz investigação holandesa

O relatório Safety Board holandês informou que a investigação da derrubada de voo Malaysia Airlines MH17, é bem-vinda na medida em que definitivamente afirma que o Boeing 777-200 foi abatido por um míssil terra-ar de fabricação russa.

Um relatório de investigação criminal no próximo ano irá, espero, decidir quem é responsável por esse ato, que matou todos os 298 passageiros e tripulantes a bordo.

Todos eram completamente inocentes cidadãos fazendo que milhões de pessoas comuns fazem todos os dias, pegar um vôo comercial para um destino de trabalho, lazer ou por razões familiares. O relatório deixa claro que eles morreram porque um míssil BUK- alvo do avião, detonou e atingindo com estilhaços e destruindo instantaneamente a aeronave.

O relatório DSB também estava correto ao perceber que havia “um ponto cego no processo de avaliação de risco” que resultou em colocar o MH17 no caminho perigoso, acima de uma zona de guerra na Ucrânia, no fatídico dia de julho de 2014.

O presidente do DSB Tjibbe Joustra, notou que tinha havido eventos anteriores de shoot-downs vom aviões militares na área de sistemas de armas que poderiam alcançar altitudes de voos de cruzeiro com “aviões de passageiros. Em outras palavras, haviam bandeiras vermelhas, mas as autoridades ucranianas não fecharam o espaço aéreo.

Assim, o relatório conclui que, embora nenhuma forma de avaliação de risco possa ser perfeita, o setor da aviação deve levar mais em conta que o mundo está em mudança e que “a bola está agora no campo dos países e do setor da aviação” para fazer ajustes.

O que eu gostaria de dizer, é que esta bola está firmemente no tribunal dos países e com as agências de inteligência. É aí que a informação se encontra sobre os potenciais perigos para a vida de civis, quer se trate de forças militares governamentais reconhecidas, as agências não-governamentais ou organizações terroristas.

As companhias aéreas não estão no negócio de monitoramento dessa atividade, nem devem estar. No mundo de hoje, faz sentido para uma companhia aérea para ter uma boa equipe de avaliação de risco, mas boas decisões só podem vir com uma boa informação.

As companhias aéreas não querem e não precisam de inteligência classificada ou as fontes dessas informações. Eles só precisam de informações oportunas e acionáveis. Dezoito meses depois de MH17, essas informações ainda são de difícil acesso.

O plano de voo de MH17 de Amsterdan para Kuala Lumpur foi aprovado pelo Eurocontrol, e como eles entraram Ucrânia espaço aéreo, a tripulação obedeceu todas as instruções de controle de tráfego aéreo ucraniano a voar a 33.000 pés. Outros aviões estavam em rotas similares naquele dia.

As companhias aéreas são responsáveis ​​pela segurança de suas operações, mas os governos são responsáveis ​​por fornecer espaço aéreo seguro para aviões comerciais. Isso é um princípio fundamental da comunidade global de transporte aéreo. Todos aqueles a bordo MH17 foram desnecessariamente morto por uma falha desse princípio.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: atwonline.com/

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