‘Shabab Oman II’, o novo navio escola da Marinha Real de Omã

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Representantes do Ministério da Defesa de Omã se juntaram aos diretores do estaleiro Damen em uma cerimônia no Damen Schelde Naval Shipbuilding, Vlissingen, em 8 de maio para a colocação do pavilhão de Omã, no novo vavio escola da Marinha Real de Omã, Shabab Oman II.

Com 87 metros de comprimento, o navio foi construído com casco de aço, possuindo três mastros mantendo princípios estabelecidos para os clippers do século 19, porém, se beneficiando do conforto e da tecnologia do século 21.

Dispondo de uma área de vela com 2.700 m2 totalmente desfraldada, o navio acomoda 34 recrutas da Marinha, mais de 58 tripulantes.

O Shabab Oman II substitui o navio com o mesmo nome, cumprindo o seu papel de formação, enquanto age como um emissário itinerante, promovendo a tradição marítima de Omã para os povos do mundo.

O gerente do projeto Arnoud Both explica:“Este é um Clipper com um toque árabe. Os nossos parceiros de projeto percorreram Oman buscando inspiração para seus interiores e mobiliário. Toques de acabamento incluem teak entalhada à mão na proa, folhas de palmeira na popa, e interior dourado, trabalhado em madeira de Hertel”.

A vela principal do Shabab Oman II também vai chamar a atenção, com o emblema de Omã (uma adaga sobreposta a duas espadas cruzadas).

“No entanto, este é um navio de treinamento equipados com os mais modernos padrões”, diz Both. ” Veleiros passeiam no imaginário do público e fazem amigos enquanto deslizam graciosamente para o porto, mas o Shabab Oman II, também é fundamental para o recrutamento e formação subjacente à expansão da frota “.

O novo Clipper, é o terceiro fruto do trabalho do Damen com o Dykstra Naval Architects, após a entrega do Stad Amsterdam navio de treinamento e do Navio Veleiro CisneBranco brasileiro.

“O Shabab Oman II contará com três geradores, além de uma unidade de back-up de emergência, em comparação com os dois anteriores”, diz Both. “Por razões de redundância, ele também terá dois eixos na propulsão. Todos os espaços internos foram concebidos para baixo ruído e vibração”.

Gerenciado a partir da sede em Damen Gorinchem, o clipper foi principalmente construído no Damen Shipyards Galati, na Roménia, e em seguida, rebocado para Vlissingen, onde o mastro de aço/alumínio com 50 metros foram instalados e as obras de acabamento realizadas.

Por se tratar de um navio escola, Both diz que o Damen tem orgulho considerável no papel de formação da equipe que irá operar o Shabab Oman II.

” Mesmo para marinheiros experientes, este é um veleiro complexo com 35 velas, cada uma delas operada através de oito cordas. Nós fornecemos um curso de formação prática para a tripulação a bordo de outro navio de treinamento do Damen, o Stad Amsterdam“.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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