Submarino ‘Tridente’ da Marinha de Portugal será modernizado na Alemanha

Por Frank Behling

O submarino Tridente será modernizado durante os próximos dois anos no estaleiro TKMS em Kiel e reformulado a partir do zero. O submarino é parte de um grande contrato de 47,9 milhões de euros, que o Ministério da Defesa Português concedeu ao estaleiro TKMS, em outubro. O contrato abrange a modernização dos submarinos Tridente e Arpão, construídos pelo TKMS.

O Tridente tem participado em várias missões da NATO desde sua entrega em 2010. Para aumentar o desempenho, novas baterias serão instaladas e os componentes eletrônicos modernizados. A adjudicação do contrato foi autorizada pelo Ministro da Defesa de Portugal, José Alberto Azeredo Lopes em outubro.

Divisão de trabalho entre Kiel e Lisboa

O trabalho deve ser realizado igualmente em Kiel e Lisboa. Enquanto o Tridente ficará parado por meses no estaleiro para a modernização, o submarino irmão Arpão, a partir de 2018 será docado no Arsenal do Alfeite, na zona sul do estuário do Tejo em Lisboa, para receber as mesmas modificações, que serão apoiadas pelo estaleiro de Kiel.

Para a TKMS o contrato é um grande sucesso no mercado de exportação. Os dois submarinos portugueses estão entre os mais modernos, com motores de célula de combustível, e operando pela Otan fora do Mediterrâneo. Portugal tem operado esses submarinos até agora no Mediterrâneo e no Atlântico e, assim, mostrando as possibilidades deste tipo de submarino.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Kieler Nachrichten

Sair da versão mobile