Submarinos dos Estados Unidos que viraram lenda

Submarino estratégico de propulsão nuclear USS George Washington (SSBN 598)

Cada um desses submarinos foi um marco histórico, forçando planos de mudança para os governos das grandes potências e colocando medo em suas enormes frotas de superfície.

Os submarinos americanos e as realizações de suas tripulações merecem atenção especial. Não surpreendentemente, é um poder naval de destaque com um enorme potencial tecnológico, que permite valorizar uma rica história de vitórias em momentos diferentes.

Basta lembrar que em 1967 o submarino USS Greyback, sob o Comando de Operações Especiais da Marinha dos EUA, ‘roubou’ avançadas minas durante exercícios da Marinha soviética no estreito entre Vladivostok e a ilha de Ruskiy.

Submarino USS Grayback, (LPSS-574), em 1968

Anos mais tarde, o mesmo submarino pode resgatar duas bombas termonucleares no Mar de Okhotsk antes que a equipe de resgate Soviética chegasse após a queda de um bombardeiro estratégico Tu-95 (Operação Blue Sun, 1976). Até o fim da Guerra Fria incansáveis tripulações de submarinos  estavam sempre prontas para o combate.

Aqui apresentamos alguns dos destaques de submarinos história americana

Primeiro submarino do mundo lançado em série: Holland

Submarino americano classe ‘Holland’: a primeira série de submarinos no mundo. Fotografia US Naval Historical Center

Em 1895, o inventor John Philip Holland concebeu um submarino equipado com duas unidades de propulsão: um motor de combustão interna para mover-se sobre a superfície e um motor eléctrico alimentado por baterias para se mover submerso. Projetado para a Marinha Real, vários destes submarinos foram compradas pelos Estados Unidos, Reino Unido, Marinha Imperial Russa e Japão.

Lançando : 1901.
plantas de propulsão : eléctricos, alimentados a gás de combustão interna.
Comprimento : 19,46 metros.
Deslocamento : 125 toneladas.
profundidade máxima de operação : 30 metros.
velocidade de imersão : 8 nós (14,8 km / h).
Tripulação : 8 pessoas.

O primeiro submarino de propulsão nuclear: ‘Nautilus’ SSN-571

USS Nautilus (SSN-571) / Marinha dos EUA

“Em curso com energia nuclear!” Esta mensagem histórica enviada por rádio a partir do USS Nautilus (SSN 571) mudou para sempre a frota de submarinos, fazendo-a verdadeiramente submarina.

Este submarino estrelou feitos surpreendentes para a época. Não surpreendentemente, o Nautilus poderia ficar meses submerso, fora do alcance dos submarinos de propulsão convencional. Em 3 de agosto de 1958, o Nautilus foi o primeiro submarino a chegar ao Pólo Norte.

Além disso, como todos os primeiros submersíveis experimentais desta classe, o Nautilus era ‘inoperável’ para fins militares, pois era barulhento e mais perigoso para a sua tripulação do que para um potencial inimigo.

Lançamento : 1954.
motor : potência nuclear.
Comprimento : 97 metros.
Deslocamento : 4.222 toneladas
máxima profundidade de imersão : 213 metros.
velocidade de imersão : 23 nós (42,6 kmh)
Tripulação : 111 pessoas (incluindo 11 oficiais)

O primeiro submarino estratégico no mundo: USS George Washington (SSBN 598)

USS George Washington – Foto The Chive

O USS George Washington (SSBN 598), foi o primeiro submarino estratégico capaz de realizar as missões de dissuasão nuclear e deu forma a todos os submarinos deste tipo em todo o mundo. O seu arsenal de mísseis balísticos nucleares Polaris 16, podia ser disparado a partir de uma posição submersa até 20 metros, revolucionando as forças nucleares estratégicas navais.

Lançamento : 1959
motor : nuclear.
Comprimento : 116,3 metros.
Deslocamento : 6.888 toneladas
Profundidade máxima : 270 metros.
velocidade de imersão : 25 nós (46,3 km / h)
de tripulação : 112 pessoas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile