Submarinos norte-coreanos retornam a bases e tensão termina

This undated picture released from North Korea's official Korean Central News Agency (KCNA) on June 16, 2014 shows North Korean leader Kim Jong-Un (L in black) inspecting the submarine No. 748 of Korean People's Army (KPA) naval unit 167 led 7th regiment at an undisclosed location in North Korea. AFP PHOTO / KCNA via KNS REPUBLIC OF KOREA OUT --- THIS PICTURE WAS MADE AVAILABLE BY A THIRD PARTY. AFP CAN NOT INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, LOCATION, DATE AND CONTENT OF THIS IMAGE. THIS PHOTO IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY AFP. ---EDITORS NOTE--- RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / KCNA VIA KNS" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTSKNS/AFP/Getty Images

Os submarinos deslocados nos últimos dias pelo Exército da Coreia do Norte estão voltando a suas bases, informaram nesta terça-feira fontes militares em Seul, em um sinal de volta à normalidade, após o acordo entre as duas Coreias para pôr fim às hostilidades.

“Temos informação que estão retornando a suas bases os mais de 50 submarinos que partiram desde o 21 de agosto”, revelou a agência local “Yonhap” um oficial das Forças Armadas da Coreia do Sul.

Os alarmes dispararam no domingo quando as forças militares sul-coreanas detectaram que mais de 50 dos 77 submarinos da Coreia do Norte tinham zarpado de suas bases e estavam sob as águas em lugares não identificados, em plena escalada de tensão entre os dois vizinhos.

O retorno dos submarinos veio depois que representantes de alto nível do Norte e do Sul chegaram a um acordo para pôr fim à grave crise militar na qual tinham se envolvidos ambos os países, e que tinha criado temores de um conflito armado.

No acordo Pyongyang lamentou o ataque com minas do dia 4 que feriu gravemente dois soldados sul-coreanos – apesar de não ter reconhecido explicitamente sua autoria – enquanto Seul concordou em desligar os alto-falantes que emitem propaganda na fronteira contra o regime de Kim Jong-un.

Seul vai encerrar a emissão dos alto-falantes às 12h (horário local, 0h em Brasília), no entanto não os desinstalará, explicou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul.

Após o fim deste grave episódio de tensão se espera uma substancial melhora nas até agora deterioradas relações entre ambos os países, já que seus representantes se comprometeram a manter conversas em Seul ou em Pyongyang em uma data próxima para buscar modos de estreitar os laços.

FONTE: Terra

Sair da versão mobile