Tensão aumenta e EUA envia mais caças para a Europa

Por Jennifer H. Svan

Kaiserslautern, Alemanha – A Força Aérea dos EUA implantou uma dúzia de jatos de combate F-35 Lightning II e cerca de 350 técnicos para a Alemanha, enquanto as tensões continuam entre a Rússia e o Ocidente sobre o acúmulo militar do Kremlin em torno de Ucrânia.

Os aviões, que são da 34th Fighter Squadron’s 388th Fighter Wing da Hill Air Base em Utah, chegaram à Base Aérea de Spangdahlem na quarta-feira.

Os F-35 estão na Europa temporariamente “para aumentar a defesa coletiva da OTAN”, disse o capitão Erik Anthony, um porta-voz do comando.

Ao contrário da chegada da última semana de quatro aeronaves B-52 na RAF desde Fairford na Grã-Bretanha, a implantação para Spangdahlem não havia sido planejada como parte de uma rotação regular, das forças aéreas dos EUA na Air Forces in Europe–Air Forces Africa.

Ele vem logo após a chegada na segunda-feira de oito F-15E da Base Aérea Seymour Johnson, Carolina do Norte, na cidade polonesa de Lask, disse a USAFE-AFAFRICA em comunicado. Além disso, a Força Aérea enviou oito caças F-15 Eagle para a Polônia na semana passada.

Seis KC-135 Stratotankers da Ala de Reabastecimento Aéreo 100 da RAF em Mildenhall, na Inglaterra, também foram enviados para a Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, na segunda-feira, disse o comando.

Um KC-135 em Mildenhall, Inglaterra -Foto SGT. Mark Bucher).

A série de desdobramentos ocorre em meio a temores contínuos de uma nova invasão russa da Ucrânia. O Kremlin afirmou no início desta semana que começou a retirar tropas da fronteira com a Ucrânia.

Mas a Otan respondeu na terça-feira que não viu nenhuma evidência de uma desescalada. Estima-se que mais de 150.000 soldados russos estejam reunidos perto da Ucrânia.

“Estamos enfrentando um ambiente dinâmico, e essa implantação aumenta significativamente nosso apoio às defesas da OTAN”, disse o general Jeff Harrigian, comandante da USAFE-AFAFRICA e do Comando Aéreo Aliado, em comunicado, referindo-se aos caças F-35 na Alemanha.

A última implantação aumenta os sete F-35 estacionados na RAF Lakenheath. O novo esquadrão de F-35 da base, o primeiro na Europa, recebeu seus primeiros quatro caças em dezembro. Ele recebeu mais três na semana passada, disse Anthony.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile