Uruguai propôs oficialmente a compra de 10 F-5 suíços

O Ministro da Defesa do Uruguai, Jorge Menéndez, disse de sua recente viagem à Suíça, juntamente com pilotos e técnicos da Força Aérea uruguaia, para testar alguns aviões que o país estaria comprando em breve.

Foram destinados USD 100 milhões para a compra de 10 aeronaves F-5, grande quantidade de peças de reposição, treinamento e armamento. Para Menéndez a aquisição destes caças “é uma oportunidade única e nós devemos dentro de dois meses, adiantar cerca de 20 milhões, para assegurar a compra”, que aparece bastante difícil em um ano eleitoral, apesar do apoio inicial do corpo legislativo para o reequipamento militar.

Se confirmada a escolha pelos F-5 suíços, todas as outras opções anunciadas serão descartadas, como o italiano M-346, o L-15 chinês e o russo Yak 130, por que, como discutido no Senado, eu teria solicitado um preço unitário de até USD 46 milhões, incluindo treinamento, peças de reposição e manuais, o que foi considerado bastante excessivo e desproporcional ao pedido de outros países.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

FONTE: Defensa.com

Sair da versão mobile