US Marine Corps ressuscita os F/A 18 no deserto

F-18 hornet cemitério

Diante de atrasos na chegada do novo F-35, o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA está ressuscitando os velhos F/A-18 no ‘cemitério’ de Davis-Monthan, Tucson, Arizona.

A empresa norte-americana Lockheed Martin deveria ter entregue os F-35 para os Marines em 2006. No entanto, os atrasos ocorreram, de modo que o Corpo de Fuzileiros Navais teve que recorrer a aviões antigos que foram colocados em “reserva” no cemitério do Arizona.

Os F/A-18 Hornet, já estão nas mãos da Boeing Company, responsável por prepará-los para entrar em serviço novamente. “No momento, temos Hornets suficientes para combate, instrução de voo e treinamento diário”, disse o porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais, Sarah Burns.

F/A-18C Hornet

Por sua parte, analista da Stratfor, Omar Lamrani, disse que a liderança militar dos EUA “cometeu um erro em não adquirir o F/A-18E/F Super Hornet em maior número, e agora se vê diante de atrasos e complicações na produção do F-35”, segundo o portal Fox News .

Além disso, explicou que entre as desvantagens do uso de aeronaves mais antigas é o custo de remodelação e baixa rentabilidade.

Esta não é a primeira vez que os Marines se voltam para aeronaves no ‘cemitério’. Durante a guerra no Iraque, foram recuperados vários helicópteros para atender o déficit de uma frota em crise pelo uso intensivo e acidentes.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:RT

Sair da versão mobile