USAF: Competição para aeronaves de ataque leve tem final indefinido

Um A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã retorna de uma surtida em Cabul, no Afeganistão, em 14 de agosto de 2015. (Sgt Larry E. Reid Jr./USAF)

Por Valerie Insinna

WASHINGTON (Reuters) – O início de uma competição para fornecer aeronaves de ataque leve à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), foi adiado para um futuro indefinido, enquanto o serviço decide o rumo para experimentos adicionais , informou sexta-feira o número 2 da Força Aérea dos Estados Unidos.



A USAF começou a avaliar as ofertas de aviões de ataque leve em 2017 e estava pronta para liberar uma solicitação de propostas em dezembro de 2018 para levar potencialmente a um programa de registro. Mas a força ainda não está pronta para se comprometer com um programa e quer continuar a fase de experimentação, disse o subsecretário da Aeronáutica Matt Donovan a repórteres após um evento da Associação da Força Aérea.

“Vamos ampliar um pouco o escopo”, disse ele, possivelmente aludindo à possibilidade de novos tipos de aeronaves entrarem na competição.

Um Super Tucano A-29 sobrevoa a linha de mísseis White Sands em 1º de agosto de 2017. O A-29 participa da segunda fase do experimento de ataque leve, que começou em maio de 2018. (Ethan D. Wagner / USAF)

Perguntado se isso significava que as duas aeronaves posicionadas pela Força Aérea como potenciais candidatos a um contrato, o Sierra Nevada Corp.Embraer A-29 Super Tucano e o Textron AT-6 Wolverine, não estavam mais na competição, Donovan respondeu: “Não estamos excluindo nada.”

A decisão da Força Aérea é um tanto surpreendente. O experimento de ataque leve começou com quatro aeronaves envolvidas em testes de voo na Base Aérea Holloman no Novo México: o A-29 e o AT-6 , mas também o jato Scorpion da Textron e o AT-802L Longsword da L3 .

Um avião experimental Beechcraft AT-6 voa sobre o White Sands Missile Range. O AT-6 está participando do Experimento de Ataque Leve da USAF, uma série de testes para determinar a viabilidade do uso de aeronaves leves em funções de ataque. (Ethan D. Wagner/USAF)

O AT-6 e o ​​A-29 passaram para a segunda fase de experimentos em 2018, centrados principalmente na capacidade de manutenção e capacidade de rede dos aviões.

Quando a Força Aérea publicou um rascunho de RFP no mesmo ano, a solicitação afirmava que a Textron e a parceria SNC-Embraer eram “as únicas empresas que possuíam a capacidade necessária para cumprir o requisito dentro do prazo da Força Aérea sem causar inaceitável demora em atender as necessidades do combatente”.

Aero Vodochody L-39NG

Se a Força Aérea está considerando aeronaves alternativas, não está claro quais requisitos estão guiando essa busca ou se um novo participante chamou a atenção da USAF.

Algumas empresas estrangeiras, a Paramount Group da África do Sul e a Aero Vodochody, empresa aeroespacial da República Tcheca, manifestaram interesse em concorrer a contratos de aeronaves de ataque leve nos Estados Unidos. E é possível que o jato de treinamento TX, para o qual a Força Aérea escolheu a Boeing, possa ser modificado para um papel de ataque leve.

Paramout AHRLAC (Mwari)

Mas nos últimos seis meses, os oficiais de aquisição da Força Aérea sugeriram firmemente que o A-29 ou o AT-6 seriam as únicas opções em consideração no futuro .

“Todo o caminho que fizemos até onde estamos, convites para participar foram enviados, e só tivemos dois que atenderam a todos os critérios que estávamos procurando”, disse o tenente-general Arnold Bunch, oficial da USAF para aquisição.

“Nós experimentamos e eles tiveram um bom desempenho, então fizemos outra fase, e esses são os dois únicos que nós convidamos [para a fase dois]. Então, neste momento, estou vendo isso como uma competição entre dois aviões”.

Boeing/Saab TX

Se a Força Aérea está buscando mais dados dos atuais participantes ou quer realizar mais demonstrações, a natureza exata desses experimentos futuros também não está clara, embora Donovan tenha dito que mais informações sobre o caminho a seguir seriam divulgadas este ano.

Embora o anúncio de sexta-feira não feche a porta do programa de aeronaves de ataque leve, ele destaca as dificuldades da aquisição rápida.

Em 2016, o general Mike Holmes, então oficial da Força Aérea dos EUA e atual chefe do Comando de Combate Aéreo, conversou com Defense News sobre a perspectiva de dedicar fundos para o teste de voo de uma série de aviões de ataque leve no mercado.

O pensamento era que comprar uma aeronave de baixo custo e fácil manutenção que poderia efetivamente realizar missões de baixo custo no Oriente Médio com uma despesa menor do que outros aviões da Força Aérea, e que a compra de várias centenas dessas aeronaves também poderia ajudar o serviço, a absorver e treinar mais pilotos.

O Chefe de Gabinete da Força Aérea Gen. Dave Goldfein repetidamente falou sobre ver um possível programa de aeronaves de ataque leve como uma forma de aumentar a interoperabilidade com as forças aéreas que não podiam pagar um F-15 ou F-16, mas que se beneficiariam da comunhão com Plataformas operadas por americanos.

Mais de dois anos depois, Donovan disse que a Força Aérea ainda está aprendendo e insinuou que talvez não houvesse engajamento suficiente entre os parceiros internacionais.

Ele diz: “Nós atingimos as metas de custo que estamos almejando? Qual é o mercado para parceiros de coalizão? Tem muita gente interessada nisso, ou tem alguma outra coisa?”

FONTE:Defense News

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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