Whump! Whump!Whump! É o som de U$ 2.2 milhões de prejuízo

“A tripulação ouviu um som vindo do eixo de propulsão – Whump! Whump!Whump! – Mas ao invés de desligar o motor, eles mantiveram o eixo girando em velocidades diferentes durante dias tentando descobrir o problema”. Seus erros, segundo conclusão do relatório da Marinha, foram “catastróficos”, fazendo com que o submarino de ataque com mísseis guiados USS Georgia, ficasse durante três meses, parado no estaleiro para reparos, quando deveria estar em operações contra a Líbia no início de 2011. Também custou os empregos de um oficial de engenharia sênior e um marinheiro, e três membros da tripulação foram suspensos por abandono do dever; três outros ganharam cartas de advertência. Tudo por causa de um único parafuso que vale alguns dólares ou menos.

Ignorando os procedimentos operacionais padrões e o bom senso, a tripulação manteve os motores e eixos em diferentes velocidades ao longo de 2 dias em uma vã tentativa de encontrar a causa. De acordo com a investigação do comando, obtido pela Navy Times através de um pedido de Freedom Information Act e assinado pelo vice-almirante John Richardson, chefe das Forças de Submarinos, o parafuso foi deixado acidentalmente na caixa de transmissão do USS Geórgia durante uma inspeção de rotina em dezembro, como resultado da supervisão e preparação inadequada para a inspeção anual das engrenagens.

“Este foi um acidente evitável”, escreveu Richardson em sua carta de 19 de julho fechando a investigação sobre o primeiro exemplo conhecido de dano principal engrenagem de redução em um submarino em três anos. “Se tivessem seguido e executado corretamente os princípios de integridade, formalidade, conformidade processual,questionando com atitude enérgica os responsável e, este incidente não teria ocorrido e o submarino teria seguido para a operação na Líbia a tempo.”

A rotação continuada dos veios das engrenagens após o ruído ser ouvido, provavelmente ocasionou o dano mais grave, observou Richardson. Deixar de participar foi fundamental, porque a missão da OTAN contra a Líbia requeria o lançamento de mísseis. O submarino irmão do USS Georgia, o USS Flórida, disparou mais de 90 Tomahawks na operação – a primeira operação de um sub de mísseis guiados. Richardson discutiu o incidente no verão passado em uma oportunidade para todos os comandantes, diretores, chefes do barco, chefes de departamento e chefes de departamento de engenharia mestre, baseados em Kings Bay.

“A força submarina deve aprender lições importantes sobre o ocorrido”, observou Richardson. A Marinha não divulgou os nomes dos oficiais punidos disciplinarmente, alegando preocupações com a privacidade. A última ocorrência de danos na força submarina foi em 2008 no submarino de ataque classe Los Angeles USS San Juan, quando acreditaram ter um objeto estranho caído nas engrenagens de redução sem o conhecimento dos técnicos, observou a investigação.

Estas inspeções não tem nada de novo. Todos os 283 navios e submarinos da Marinha, realizam inspeções periódicas dentro de suas caixas de engrenagens para verificar o estado das mesmas e possíveis sinais de desgaste. Os procedimentos são rigorosos, e os passos são informados: Os líderes devem supervisionar a abertura do invólucro. Uma tenda é colocada ao redor da abertura, de modo que objetos não podem cair dentro, e um relógio de segurança está configurado. Um registro monitora todos os objetos levados para dentro e para fora. Ferramentas são penduradas. Da tripulação, engenheiros e técnicos para baixo verificam seus macacões e removem todos os itens pessoais, como anéis, canetas e relógios. Mas quando USS Georgia estava se preparando para sua inspeção em 28 de dezembro de 2010, nenhum dos técnicos ou supervisores revisou os procedimentos de manutenção em detalhes antes da partida, disse o relatório.

Outros dados: A supervisão era insuficiente, a inspeção foi realizada sem um senso de urgência, e os participantes não haviam sido treinados para o procedimento. O então comandante do 16º Esquadrão de Submarinos, Capitão Tracy Howard, escreveu em sua revisão da investigação: “Concluo que a tripulação do navio demonstrou sensibilidade inadequada para os riscos inerentes à uma inspeção MRG, manifestada pelas preparações inadequadas, presença de supervisão e execução imprecisa , o que resultou diretamente na introdução de material estranho “o remédio da tripulação” em continuar a navegar após um ruído anormal do eixo piorou a situação. Um ex-capitão de submarino, após ser informado das principais conclusões do relatório, concordou.

“Como você pode pensar que isso não vai acarretar um dano adicional?”, Ele perguntou. “Se as bombas não estavam funcionando – e eu acredito que eles não estivessem – o que você tem a perder por tomar o caminho conservador, desligando os motores principais, bloqueando o eixo e pedindo ajuda”. Um segundo oficial aposentado, que como o primeiro pediu anonimato para comentar, disse: “Isso só me choca. É difícil ver como as pessoas podem ser insensíveis a algo como um barulho na caixa de engrenagem”.

Fonte: NavyTimes

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