Guarani

O 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esqd C Mec), tropa de reconhecimento da 6ª Brigada e Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), recebeu, no dia 18 de junho, duas viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) Guarani. Elas participarão de uma experimentação logística, cuja principal missão é avaliar seu desempenho em condições de emprego operacional.

O evento de recebimento do Guarani contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da 3ª Divisão de Exército (DE), do Chefe do Estado-Maior da 6ª Bda Inf Bld, do Chefe do Escritório de Excelência Operacional da 3ª DE, do Supervisor da Frota de Blindados da 3ª DE e do Comandante do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.

A nova família de blindados sobre rodas de Fabricação Nacional tem por objetivo transformar as organizações militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as de Cavalaria Mecanizada. Para isso, na Cavalaria a VBTP Guarani substituirá a VBTP Urutu.

 

3 Comments

 

    • 27/06/2014  19:25 by Topol-M Responder

      Nem todas serão equipadas com o canhão de 30 mm israelense. Achei que a viatura ficou mais invocada sem a UT 30 BR, mas aí fica desprotegida, deveria vir pelo menos com a torre Remax 7,62.
      Quanto a camuflagem padrão poderia ser melhorada porém de nada adianta contra os sensores FLIR dos helicópteros e bombardeiros que estariam na sua procura.
      O Exército poderia adotar o sistema de camuflagem estática multiespectral BARRACUDA da SAAB de instalação simples e rápida para esconder a frota enquanto estivesse estacionada, aí seria uma boa opção.

  1. 27/06/2014  17:09 by Carlos B. Crispim Responder

    Mas tem que testar os Guaranis totalmente carregados, com munição e tripulantes, e não fazer testes com eles vazios transpondo riachos...Estamos muito atrasados em pinturas de camuflagens, minha nossa, padrão 1900 e antigamente, a aeronaútica consegue ser ainda pior..

Leave a reply

 

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.