Busca para encontrar o navio ‘Endurance’ de Ernest Shackleton foi renovada

Se for encontrado, nenhuma tentativa será feita para levar artefatos

É sem dúvida o naufrágio mais famoso cuja localização ainda não foi descoberta. O navio Endurance, que foi perdido na expedição malfadada do explorador da Antártica, Ernest Shackleton em 1914-17, está no fundo do Mar de Weddell. Muitos têm pensado em tentar identificar seu local de descanso; alguns até tentaram. Mas a cobertura de gelo marinho na região torna a navegação muito complicada.

O Dr. John Shears e colegas, no entanto, não se intimidaram. Tendo sido derrotados em sua última missão, eles estão voltando. A equipe usará diferentes submersíveis desta vez, após o tipo de veículo usado na missão anterior ter desaparecido. Se o grupo conseguir encontrar o Endurance, eles vão mapeá-lo e fotografá-lo, mas não vão recuperar nenhum artefato. O navio de Shackleton é um local de importância histórica e foi designado como monumento pelo Tratado Internacional da Antártica. Não deve ser perturbado de forma alguma. “Este navio se tornou um ícone”, disse o Dr. Shears.

“A história épica de sobrevivência de Shackleton toca uma corda ao longo dos tempos. E dos naufrágios por aí, é o mais famoso que ainda está para ser descoberto e também o mais difícil de localizar.” Se pudermos identificá-lo, nós o faremos inspecionando-o e fazendo uma varredura 3D detalhada dele usando lasers. E esperamos transmitir tudo isso no momento”, disse ele à BBC News.

Quem nunca ouviu falar de Ernest Shackleton e sua extraordinária Expedição Transantártica Imperial, 1914-1917?

Preso no gelo marinho por mais de 10 meses, o Endurance navegou ao redor do Mar de Weddell até ser esmagado pelos floes e mergulhado nas profundezas. Como Shackleton e seus homens escaparam a pé e em botes salva-vidas se tornou uma lenda.

Onde o Endurance desceu em 3.000 m de água é bem conhecido; o capitão do navio, Frank Worsley, registrou a posição usando um sextante e um teodolito. Mas chegar a esta parte do Mar de Weddell, a leste das plataformas de gelo de Larsen na Península Antártica, é extremamente difícil, mesmo para quebra-gelos modernos.

O Dr. Shears e seus colegas o administraram em 2019, operando a partir do navio de pesquisas registrado na África do Sul, o Agulhas II. Eles implantaram um veículo subaquático autônomo (AUV) sobre o presumível local do naufrágio, mas após 20 horas abaixo, o robô submersível perdeu contato com a superfície.

A nova missão está sendo financiada pelo Falklands Maritime Heritage Trust. Será necessário obter a aprovação do Foreign and Commonwealth Office do Reino Unido, mas assumindo que isso aconteça, a equipe “Endurance22” espera estar na Antártica em fevereiro do próximo ano.

O Dr. Shears é o líder com o arqueólogo marinho Mensun Bound atuando como o diretor de exploração. Ambos tiveram um fascínio ao longo da vida pela nave de Shackleton. Eles voltarão a usar o Agulhas II, dada a confiança na tripulação e na experiência no gelo.

A tripulação do Agulhas provou ser perita em atravessar o gelo marinho em 2019

Da última vez, os especialistas em submersíveis vieram da empresa Ocean Infinity, dos EUA-Reino Unido. A empresa faz novamente parte da equipe, mas usará uma solução subaquática diferente na forma de dois Saab Sabertooth.

Esses robôs são construídos para águas profundas, são capazes de longas excursões e podem ser autônomos ou controlados por uma corda de fibra óptica.

O grande desafio vem dos notórios blocos de gelo do Mar de Weddell que tanto confundiram Shackleton e até hoje confundiram todas as tentativas de encontrar o navio naufragado.

O robô Sabretooth da Saab pode trabalhar de forma autônoma ou ser controlado por cabos de fibra ótica.

Para ter alguma chance de sucesso, você realmente precisa de um feed contínuo de imagens de radar adquiridas por satélite. O Endurance22 obterá novamente mapas de gelo da plataforma TerraSAR-X da agência espacial alemã.

Uma das grandes questões diz respeito ao estado provável do naufrágio. A água é muito funda para que os remanescentes tenham sido destruídos por um iceberg que passava, e as taxas de sedimentação na região são consideradas baixas o suficiente para que as madeiras provavelmente ainda estejam de pé em relação ao fundo do mar.

Mas eles podem ser espalhados por uma grande distância; e as águas do fundo que passam sobre os destroços são quase certamente bem oxigenadas, o que significa que quaisquer organismos que possam suportar o frio podem ter comido uma boa parte da estrutura de madeira que desceu até o fundo do oceano.

“A verdade é que não sabemos realmente em que condições estará”, disse o Dr. Shears à BBC News.

“Sabemos que os moluscos chatos de navios que normalmente devoram naufrágios de madeira ao norte não podem sobreviver nas águas frias da Antártica. Mas você tem uma grande fonte de carbono na madeira, então podemos muito bem encontrar alguns coisas interessantes realmente vivendo nos destroços. Podemos até descobrir que temos algumas novas espécies.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: BBC

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