Estaleiro Kockums – Do Espardarte ao tecnológico A26

HMS_Svärdfisken (Espadarte)

Fazia um mês que a Primeira Guerra Mundial havia eclodido quando o estaleiro Kockums, em Malmö (Suécia), lançou o seu primeiro submarino, o HMS Svärdfisken (Espadarte, em sueco), em 30 de agosto de 1914. Se por um lado o clima era de inquietação, uma vez ainda não se sabia se os países nórdicos acompanhariam as grandes potências da Europa no conflito, a novidade trouxe alívio para os suecos que acreditavam que esta era uma forma da Marinha Sueca fortalecer a segurança nacional nesses tempos difíceis.

Este foi um grande marco para a indústria naval do país, que teve Thorsten Nordenfeldt dentre os pioneiros no desenvolvimento do veículo subaquático, criado em 1776 pelo americano David Bushnell. Enquanto morou na Inglaterra, o sueco se uniu ao clérigo e inventor inglês George Garrett para projetar vários submarinos a vapor.

Fabricado pela Bolinders, a invenção chegou a ser apresentada em Öresund, em 1885, para representantes da Marinha Sueca e nove estrangeiras. Apesar de algumas deficiências, o submarino despertou interesse e foi vendido para a Grécia.

Antes do “Espadarte”, dois submarinos foram construídos na Inglaterra e vendidos para a Turquia. No entanto, o veículo ainda apresentava grandes problemas de estabilidade, inclusive, o quarto submarino comprado pela Rússia afundou a caminho do país. Isso porque esses primeiros modelos só podiam ser operados em baixa velocidade e tinha uma resistência limitada. Não à toa, ficaram conhecidos como “barcos de mergulho”, pois eram muito pequenos e frágeis.

Mesmo assim, os submarinos não deixaram de despertar interesse estratégico entre as nações, ainda mais com a criação de motores e geradores elétricos, que possibilitou o desenvolvimento de veículos subaquáticos taticamente utilizáveis, como o Hajen, que atualmente está em exposição no Museu Naval de Karlsrona.

Lançado em 1904, o submarino foi construído no Estaleiro da Marinha de Estocolmo, em nome da Administração Real de Material Naval da Suécia, pelo engenheiro naval Carl Richson, que viria a ser o principal projetista de submarinos do país nas décadas seguintes.

Do Hajen ao submarino “Espadarte” até os dias atuais, cerca de 20 classes diferentes de submarinos já foram projetadas na Suécia e mais de 70 submarinos de vários tipos e tamanhos foram construídos no país. Em 2015, mais de 100 anos depois de ter lançado o seu primeiro submarino, a Saab Kockums cortou a primeira chapa de aço do A26, um submarino de última geração com capacidade para operar em todos os oceanos e em um amplo espectro de ambientes de conflito.

A Marinha Sueca já garantiu dois deste submarino que carrega como grande trunfo, a escotilha frontal, que o capacita a lançar e a recolher veículos subaquáticos tripulados e não tripulados. A primeira entrega deve acontecer em 2022.

FONTE: Saab em Foco

Sair da versão mobile