Submarino USS ‘Grayback’ foi encontrado após 75 anos perto de Okinawa no Japão

O USS Grayback afundou em fevereiro de 1944, depois que uma aeronave japonesa o atingiu com uma bomba de 500 libras PROJETO TIM TAYLOR-LOST 52




Por Tim Elfrink | The Washington Post

Tim Taylor estava prestes a terminar a missão. Sua equipe vasculhou o fundo do mar no Japão com veículos subaquáticos autônomos, que são essencialmente drones de alta tecnologia, sem nenhum impacto. Seu navio agora precisava de reparos, e um drone de US $ 7 milhões acabara de relatar um problema em seu último mergulho.

Tudo o que restava era baixar os dados daquele drone antes de voltar centenas de quilômetros para a costa. Foi quando eles descobriram: uma leitura incomum no fundo do oceano, com mais de 1.400 pés de profundidade. No dia seguinte, outro submersível com câmeras de alta definição foi investigar.

O USS Grayback foi descoberto na costa do Japão em junho pelo Projeto Lost 52 

As imagens transmitidas não deixaram dúvidas sobre o que a equipe de Taylor havia encontrado: um navio enorme estava enferrujando na água negra como breu. Quando a câmera contornou o arco e se dirigiu para a ponte, uma placa estranhamente preservada apareceu: USS Grayback.

“Foi incrível. Todo mundo estava empolgado”, disse Taylor em entrevista ao The Washington Post. “Então você percebe que há 80 homens enterrados lá, e é uma experiência indescritível.”

A descoberta de Taylor em 5 de junho resolveu um mistério duradouro de 75 anos sobre o destino do USS Grayback, um dos submarinos mais eficazes da Segunda Guerra Mundial. A Marinha dos EUA confirmou no domingo que a equipe de Taylor, parte de um grupo dedicado a encontrar os 52 submarinos americanos perdidos em ação durante a Segunda Guerra Mundial, encontrou o local de descanso final do Grayback no oceano perto de Okinawa, no Japão.

A notícia foi um encerramento para os parentes dos marinheiros perdidos naquele dia.

“Há um livro que li e dizia que esses navios são conhecidos apenas por Deus”, Gloria Hurney disse à ABC News, cujo tio, Raymond Parks, morreu no Grayback. “Mas agora sabemos onde está o Grayback.”

A missão final do Grayback começou em 28 de janeiro de 1944, de acordo com a história oficial da Marinha, quando deixou Pearl Harbor em sua décima turnê de combate. Comissionado em 1941, o submarino da classe Tambor passou a guerra patrulhando o Pacífico Sul e o Mar da China Meridional, torpedeando numerosas embarcações inimigas e resgatando aviadores americanos abatidos. O Grayback afundou mais de uma dúzia de navios japoneses, informou o New York Times.

Em 24 de fevereiro de 1944, o submarino relatou ter afundado 2 cargueiros japoneses dias antes e foi requisitado de volta para reabastecer seu suprimento de torpedo. Mas nunca chegou a Midway.

O USS Grayback, mostrado aqui em 1941, foi encontrado no oceano em Okinawa, no Japão, a mais de 1.400 pés abaixo da superfície.

Após a guerra, a Marinha usou os registros militares japoneses para tentar reunir uma história de seus submarinos perdidos e identificou o local de descanso final do submarino a cerca de 160 quilômetros a leste-sudeste de Okinawa, informou o Times. Mas seus restos nunca foram encontrados, até Taylor assumir o caso.

Em 2010, Taylor, um explorador submarino e CEO de uma empresa sediada em Nova York que fornece veículos subaquáticos autônomos, descobriu o USS R-12, que afundou em um acidente em Key West, Flórida, em 1943. Ele montou um fundo privado chamado Lost 52 Project, dedicado ao uso de novas tecnologias para encontrar submarinos há muito perdidos na Segunda Guerra Mundial. Junto com sua esposa, colega exploradora Christine Dennison, sua equipe encontrou mais três navios antes de encontrar o Grayback.

Nesse caso, ele contou com uma descoberta importante de Yutaka Iwasaki, um engenheiro de sistemas em Kobe, Japão, que trabalha com a equipe de Taylor como pesquisador amador. No ano passado, enquanto debruçava-se sobre os documentos militares japoneses originais, encontrou relatórios mostrando que, em 27 de fevereiro de 1944, uma aeronave japonesa havia lançado uma bomba de 500 libras no Grayback. As coordenadas dadas nesse relatório sugerem que a Marinha cometeu um erro crucial ao traduzir as coordenadas onde o submarino foi atacado.

“Foi um erro por um dígito”, disse Taylor. “Isso mudou a localização em mais de 160 quilômetros”.

Armado com as informações corretas, sua equipe viajou em junho para o mar aberto do Japão com uma frota dos mais recentes drones submersíveis. Os aparelhos usam sonar para criar imagens detalhadas do fundo do oceano, que são enviadas de volta à equipe de Taylor para procurar por sinais de destroços, informou o Times.

A equipe de busca enfrentou problemas técnicos, e um sistema de refrigeração quebrado em seu barco logo exigiria um retorno ao porto para uma solução. Alguns membros da tripulação já estavam fazendo as malas para retornar quando o drone sofreu uma pane em um mergulho de 24 horas, disse Taylor.

Em vez disso, os dados retornados levaram a equipe de Taylor diretamente ao submarino afundado.

“O momento mais convincente foi quando a câmera foi da proa até a ponte e todos vimos a placa”, disse ele. “Não havia nenhuma dúvida sobre isso.”

Depois que a Marinha verificou a descoberta, Taylor e Dennison informaram aos parentes dos homens perdidos no Grayback que haviam encontrado seu local de descanso final.

Hurney e Kathy Taylor, cujo tio John Patrick King estava no submarino, souberam da descoberta ao vivo diante das câmeras no “World News Tonight” da ABC no domingo. As duas mulheres choraram e agradeceram à equipe de Taylor.

“Eu prometi desde o começo, quando eu era uma garotinha, que eu o encontraria ou o seguiria ou manteria sua memória viva, o que eu pudesse fazer”, disse Kathy Taylor, que não é parente de Tim Taylor.

Oficiais da Marinha saudaram a descoberta de Taylor por fechar um capítulo há muito aberto para o submarino e sua tripulação.

Tim Taylor e sua equipe usam submersíveis submarinos para localizar o USS Grayback em mais de 1.400 pés de água fora do Japão.

“Cada descoberta de uma embarcação afundada é uma oportunidade para lembrar e honrar o serviço de nossos marinheiros”, disse Robert Neyland, chefe do Departamento de Arqueologia Subaquática do Comando de História e Patrimônio Naval, em comunicado. “Conhecer o local de descanso final leva ao encerramento, em parte, de suas famílias e companheiros do navio, além de permitir que nossa equipe entenda melhor as circunstâncias em que o barco foi perdido”.

Taylor disse que espera que seu projeto lance mais luz sobre os milhares de marinheiros que morreram em submarinos, muitos dos quais, foram classificados como heróis até décadas após a Segunda Guerra Mundial.

“Falta uma parte das histórias de suas família e seu legado”, disse Taylor. “Essas famílias sofreram por toda a vida. É muito triste, mas gratificante, mostrar a essas pessoas finalmente onde seus entes queridos sacrificaram suas vidas”.

FONTE: Star and Stripes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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