EUA manda recado para China: “Você não vai querer brincar de laser conosco”, após incidente no Pacífico




Por Joseph Trevithick

A conta oficial do Instagram da US Navy emitiu um curioso aviso informando as forças armadas chinesas de que não deseja “brincar com laser” no futuro. Isso ocorre um dia depois que surgiram relatos de que um destróier da PLA Navy (Marinha chinesa), havia apontado um raio laser para uma aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon dos EUA que voava no Mar das Filipinas no início deste mês.

Boeing P-8A Poseidon

A US Navy confirmou que o incidente no Mar da China Meridional ocorreu em 17 de fevereiro de 2020 e envolveu um P-8A do Esquadrão de Patrulha 45 (VP-45), com sede na Estação Aérea Naval de Jacksonville, na Flórida.

Destróier Type 052D Hohhot

Esta aeronave em particular foi enviada para Okinawa, no Japão, e estava voando a aproximadamente 380 milhas a oeste de Guam quando encontrou o navio de guerra chinês. A Marinha americana não identificou o navio em seu comunicado de imprensa, mas outros relatórios dizem que provavelmente era o destróier Hohhot (161), um destróier Type 052D classe Luyang III, que é o mais novo da classe.

A Marinha americana informou que ninguém ficou ferido no incidente, mas que estava avaliando o Poseidon quanto a possíveis danos.

A Marinha da China recentemente apontou um laser de maneira insegura e não profissional para o P-8A da US Navy voando no espaço aéreo em águas internacionais”, acrescenta o post da Marinha no Instagram. “Esses atos violam o Código para Encontros Não Planejados no Mar, um acordo multilateral alcançado no Simpósio Naval do Pacífico Ocidental em 2014 para reduzir a chance de um incidente no mar”.

P-8A durante lançamento de sonobóias

É importante lembrar que a Marinha disse que um destróier mirou com laser o P-8A, não um sistema terrestre em um dos postos avançados da ilha na China.

A primeira parte da postagem do Instagram parece uma ameaça implícita, mas não há indicação do que a Marinha pode estar preparada para fazer em resposta a futuros incidentes com laser. O serviço está cada vez mais instalando seus próprios sistemas de armas a laser, incluindo ofuscadores para cegar ou confundir sensores inimigos ou sistemas de orientação ótica, em vários tipos de navios, o que pode levar a “laser tag” no futuro.

Apesar da natureza alegre das publicações nas mídias sociais, esses ataques podem ser potencialmente muito graves. A Marinha disse que o laser empregado neste incidente recente com o P-8A no Mar das Filipinas também não era visível a olho nu e era visto apenas através de um dos sensores da aeronave. Dependendo da potência do laser em questão, ele pode cegar temporariamente a tripulação de uma aeronave ou causar danos permanentes nos olhos, além de causar danos aos sensores ópticos. Mesmo cegueira temporária ou cegueira parcial pode ser muito desorientadora e perigosa para os pilotos.

As forças armadas dos EUA dizem que um laser chinês disparado do posto avançado do país no país de Djibuti, na África Oriental, feriu a tripulação de uma aeronave de carga C-130 da Força Aérea dos EUA durante outro incidente em 2018. Como o post do Instagram indica, os encontros com lasers chineses também se tornam extremamente comuns no mar da China Meridional, muito disputado, e não apenas para os militares dos EUA. As forças armadas australianas relataram ter recebido vários incidentes com laser em várias ocasiões no ano passado. As autoridades australianas disseram que os barcos de pesca chineses, possivelmente membros da milícia marítima quase militar do país, também conhecidos como “Pequenos Homens Azuis”, em vez de navios de guerra como o Hohhot, foram responsáveis.

O Código para Encontros Não Planejados no Mar, ou CUES, que 21 países concordaram em cumprir, incluindo China e Estados Unidos, proíbe expressamente esse tipo de atividade. Infelizmente, não é um tratado juridicamente vinculativo e não existem mecanismos rígidos de aplicação de violações. O Pentágono e o Ministério da Defesa chinês também haviam assinado anteriormente um memorando de entendimento destinado a impedir esse tipo de briga. Infelizmente, a China adotou uma postura cada vez mais agressiva ao afirmar suas reivindicações territoriais expansivas sobre o Mar da China Meridional, que não são reconhecidas internacionalmente, desde que o CUES entrou em vigor em 2014.

Além dos lasers, os aviões militares dos EUA na região também foram no fim de recebimento de ataques de guerra eletrônica e intercepções agressivas ao longo dos anos. Encontros potencialmente perigosos também não se limitaram a aeronaves. Em setembro de 2018, o destróier de classe Tipo 052C Luyang II da Marinha do Exército de Libertação Popular quase colidiu com o destróier de classe Arleigh Burke USS Decatur em um incidente particularmente perigoso no mar.

Este mais recente incidente com laser no Mar das Filipinas ocorre quando a Marinha continua realizando as chamadas Patrulhas de Liberdade de Navegação (FONOPS) perto dos postos avançados das ilhas chinesas na região para contestar as reivindicações territoriais de Pequim. Navios de guerra e aeronaves americanas também têm cumprido missões semelhantes no estreito de Taiwan, cada vez mais tenso. Embora a Marinha possa estar cansada de ‘jogar’ com seus colegas chineses na região, enquanto os Estados Unidos e a China continuarem a desafiar a presença um do outro, parece provável que esse tipo de “laser tag” entre outras coisas, continuará.

FONTE: The War Zone

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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