Força de Reserva da Defesa Irlandesa sendo preparada para mobilização

Navio patrulha LÉ Eithne (P 31)




Por: Sean O’ Riordan

Membros da Força de Reserva de Defesa (RDF na sigla em inglês) estão sendo preparados para mobilização caso sejam necessários na “luta” contra o COVID-19.

Entretanto anos de negligência por sucessivos governos, significam, que apesar da vontade em auxiliar, sua capacidade não é a de outrora.

A força apropriada da RDF é suposta ser de 4.069 integrantes, porém nos registros são atualmente 1801 integrantes e somente aproximadamente 1.000 desses podem ser considerados “reservistas da ativa”. Cerca de 90% deles são reservistas do Exército e 10% reservistas da Marinha.

Neil Richardson secretário geral da associação de representantes da Força de Defesa da Reserva disse que unidades estão sendo chamadas a verificar para as Forças Permanentes de Defesa (PDF na sigla em inglês) a disponibilidade para o serviço de seus membros, compilando uma lista de atributos individuais que possam ser empregados pelos militares, setores do governo e outros.

O PDF deseja saber qual categoria de carteira de habilitação os reservistas possuem, se tem qualificações médicas, conhecimentos de cozinha, Tecnologia de Informação ou “Call Center”. As Forças de Defesa estão buscando alocar as pessoas nas áreas onde são necessárias, disse o Sr Richardson.

Enquanto as Forças de Reserva não estão oficialmente sendo mobilizadas, o PDF está se preparando para a eventual mobilização no evento da esperada escalada do número de diagnosticados com COVID-19.

Ele falou que o RDF “estava em estado de preparação e os reservistas estavam aguardando atualizações da cadeia de comando”. O Sr Richardson também declarou que alguns dos reservistas recentemente perderam seus empregos devido ao surto de Corona vírus porém outros ainda retém seus empregos. Ele disse que estes que estão desempregados poderão facilmente auxiliar no que for necessário.

“Nossos membros estão entusiasmados para auxiliar, porém alguns só poderão fazê-lo em condições especiais pois seus empregos não foram afetados” ele falou.

Enquanto isso, Paul Kehoe, ministro de estado da defesa, confirmou que unidades civis de defesa em Laois, Offaly, Langford e Weastmeath estão auxiliando o “Health and Safety Executive (HSE)” para transporte de amostras de COVID-19 para os laboratórios. Voluntarios em Cork e Kerry estão transportando médicos clínicos do HSE para testagem comunitária.

Fonte : Irish Examiner

Tradução e adaptação: Marcio Geneve

Sair da versão mobile