Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Internacional

Ministro da Defesa alemão rejeita reclamação da Turquia sobre busca em navio no Mediterrâneo

Luiz Padilha por Luiz Padilha
25/11/2020 - 10:20
em Internacional
0
A ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp Karrenbauer, à direita, chega para uma reunião dos ministros da defesa da OTAN na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica. Foto Virginia Mayo, Associated Press

A ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp Karrenbauer, à direita, chega para uma reunião dos ministros da defesa da OTAN na sede da OTAN em Bruxelas, Bélgica. Foto Virginia Mayo, Associated Press

0
compartilhamentos
624
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Geir Moulson | AP

BERLIM – A ministra da Defesa da Alemanha rejeitou na terça-feira as reclamações da Turquia sobre a busca de um cargueiro turco no Mar Mediterrâneo por uma fragata alemã que participava de uma missão europeia, insistindo que os marinheiros alemães agiram corretamente. O incidente de domingo levou a Turquia a convocar diplomatas que representam a União Europeia, Alemanha e Itália e afirmar que o cargueiro Rosaline-A com destino à Líbia foi submetido a uma revista “ilegal” por pessoal da fragata alemã Hamburgo. O navio alemão faz parte da missão naval Irini da União Europeia, que impõe um embargo de armas à Líbia.

Autoridades alemãs dizem que a ordem para embarcar no navio veio da sede da Irini em Roma e que a Turquia se opôs enquanto a equipe estava a bordo. A busca foi então encerrada. A Turquia diz que a busca foi “não autorizada e conduzida à força” e insistiu que suas objeções antes da busca foram ignoradas.

A ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, apoiou as ações da tripulação alemã.

“É importante para mim deixar bem claro que os soldados da Bundeswehr se comportaram de maneira completamente correta”, disse ela durante uma apresentação em Berlim. “Eles fizeram o que lhes foi pedido no âmbito do mandato europeu Irini.”

Fragata Hamburg

“O fato de haver esse debate com o lado turco aponta para um dos problemas fundamentais desta missão europeia”, acrescentou Kramp-Karrenbauer, sem dar mais detalhes. “Mas é muito importante para mim dizer claramente aqui que não há fundamento para essas acusações que agora estão sendo feitas contra os soldados”.

Este foi o segundo incidente entre a Turquia e as forças navais de um aliado da OTAN que aplica um bloqueio de armas contra a Líbia.

Em junho, a Otan lançou uma investigação sobre um incidente entre navios de guerra turcos e um navio da marinha francesa no Mediterrâneo, depois que a França disse que uma de suas fragatas foi “acesa” três vezes por radar de mira naval turco quando tentou se aproximar de um navio civil turco suspeita de envolvimento no tráfico de armas.

A Turquia apóia um governo apoiado pelas Nações Unidas em Trípoli contra as forças rivais baseadas no leste do país. Reclamou que a operação naval da UE concentra seus esforços excessivamente na administração de Trípoli e fecha os olhos às armas enviadas para as forças baseadas no leste.

Ministro da Defesa turco, Hulusi Akar

Em Ancara, o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que Irini foi “defeituoso desde o início”. “Não se baseia em fundamentos jurídicos internacionais firmes”, disse Akar. Ele renovou as críticas da Turquia às ações do navio alemão. “O incidente foi contra as leis e práticas internacionais. Foi errado ”, disse ele. A agência estatal Anadolu citou o ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, dizendo que a Turquia “responderia” ao incidente e ficaria de olho nos processos jurídicos e políticos que poderiam ocorrer. Uma declaração do Ministério da Defesa turco descreveu o incidente como “intimidação” e exortou os aliados a respeitar as leis marítimas internacionais. A declaração acrescentou, no entanto, que a Turquia estava pronta para “aumentar a cooperação e coordenação necessárias para evitar que tais incidentes se repitam e para proteger a paz e a estabilidade na região”.

Peter Stano, porta-voz da Comissão Europeia, disse em um comunicado que Irini fez “esforços de boa fé” para garantir o consentimento da Turquia para a busca, avisando seu Ministério das Relações Exteriores com quatro horas de antecedência, de acordo com a prática marítima internacional.

Ele disse que Irini concordou em prorrogar a notificação por mais uma hora a pedido da Embaixada da Turquia em Roma, e que o embarque foi realizado após nenhuma resposta ter sido recebida.

A “equipe de embarque atuou com o mais alto grau de profissionalismo e nenhum incidente foi registrado durante a ação”, disse Stano. Nenhuma evidência de “material ilícito” foi encontrada quando a busca foi cancelada.

https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Inspeção-naval.mp4

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia refutou o relato de Stano no Twitter, insistindo que Irini ignorou “mensagens escritas e orais” enviadas pelas autoridades turcas antes da equipe alemã embarcar no navio. O ministério disse que as autoridades encarregadas de Irini inicialmente afirmaram que não precisavam do consentimento da Turquia, mas depois mudaram de posição.

Kramp-Karrenbauer enfatizou que “a Turquia ainda é um parceiro importante para nós na OTAN”. O fato de a Turquia estar fora da aliança militar tornaria a situação ainda mais difícil, argumentou ela, e os soldados turcos são “parceiros absolutamente confiáveis” nas missões da OTAN. Mas ela reconheceu que a Turquia representa “um grande desafio” por causa de como sua política interna se desenvolveu e porque tem sua “própria agenda, que é difícil de conciliar com as questões europeias em particular”.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Washington Post

Tags: AlemanhaFragata Hamburg (F 220)Missão Naval IriniMV Rosaline ATurquia
Notícia Anterior

PAMA SP conclui inspeção e entrega última aeronave F-5FM modernizada

Próxima Notícia

FAB: As mulheres estão a cada vez mais presentes

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

EUA bloqueiam a venda de helicópteros T129 ATAK turcos para o Paquistão

13/03/2021 - 12:40
Geopolítica

Cidadão alemão é acusado de fazer espionagem para a Rússia no Bundestag

25/02/2021 - 12:07
Esta foto de 2011 mostra uma maquete em escala real de um jato F-35 com as cores da Força Aérea Turca em Izmir, Turquia.
Aviação

Biden estende proibição de compra do caça F-35 Stealth pela Turquia

06/02/2021 - 12:26
Carregar mais
Próxima Notícia
2º EIA

FAB: As mulheres estão a cada vez mais presentes

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Leo em Navantia – Submarino ‘Isaac Peral’ S81 pronto para ser lançado ao mar
  • S.M.A.D.N.C em Empresas brasileiras estão sob ataque cibernético
  • Tomcat4,2 em Vídeo – Chegada da embarcação venezuelana apreendida ao Cais da Capitania dos Portos do Amapá
  • S.M.A.D.N.C em O que o novo Comandante da Marinha pensa da conjuntura política
  • Johan em O que o novo Comandante da Marinha pensa da conjuntura política
  • Curiango em O que o novo Comandante da Marinha pensa da conjuntura política
  • Luiz Padilha em O que o novo Comandante da Marinha pensa da conjuntura política




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

1º BAvEx relembra os 10 anos do recebimento do primeiro helicóptero H225M

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval