Rússia ataca porto ucraniano de exportação de grãos antes de negociações entre Putin e Erdogan

Reuters – Um ataque de drones russos contra um porto ucraniano de exportação de grãos danificou armazéns e incendiou edifícios nesta segunda-feira, disse Kiev, horas antes das negociações programadas entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder turco, Tayyip Erdogan .

O ataque ao porto de Izmail, no rio Danúbio, na região de Odesa, no sul da Ucrânia, atingiu armazéns e edifícios de produção, e destroços de drones que foram abatidos incendiaram vários edifícios de infraestrutura civil, disse o governador regional.

A Força Aérea da Ucrânia disse ter abatido 23 dos 32 drones “Shahed” de fabricação iraniana lançados do território russo e da Crimeia ocupada. A polícia disse que não houve vítimas.

Drone iraniano Shaed

A polícia publicou várias fotos de armazéns com buracos nos telhados e de um edifício industrial cujas janelas foram quebradas e o telhado destruído após um ataque que durou mais de três horas.

Putin e Erdogan, o presidente turco, deveriam encontrar-se no balneário russo de Sochi, no Mar Negro, enquanto Ancara e as Nações Unidas tentam reavivar um acordo de exportação de cereais que ajudou a aliviar uma crise alimentar global. Ancara disse que as negociações eram vitais para o acordo.

A Rússia desistiu do acordo em julho, um ano depois de ter sido intermediado pela ONU e pela Turquia. A Rússia afirmou que as suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes enfrentavam obstáculos e que não havia cereais ucranianos suficientes para os países necessitados.

Desde que abandonou o acordo, Moscou lançou ataques frequentes aos portos ucranianos no Danúbio, que se tornou a principal rota de Kiev para exportação de cereais e recebimento de combustível.

As rotas terrestres que poderiam ser usadas para exportar grãos são mais caras e demoram mais, dizem os especialistas.

REUTERS

O ataque de segunda-feira seguiu-se aos ataques russos de domingo no porto de Reni, no Danúbio, nos quais a infraestrutura foi danificada e pelo menos duas pessoas ficaram feridas.

Reportagem de Lidia Kelly e Olena Harmash, edição de Timothy Heritage

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile