US Marines testam novos JLTV Oshkosh nos Alpes japoneses

Marine Cpl. Juan Flores, de ft. Wayne, Ind. e Cpl. Devin Gates, da Cidade do Panamá, Flórida, com um JLTV Oshkosh durante o treinamento no Japão, 15 de dezembro de 2020. Foto Seth Robson

Por Seth Robson

CAMP SOUMAGAHARA, Japão – O sucessor do Corpo de Fuzileiros Navais do Humvee, o Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), fez seu primeiro treino no Japão durante o Exercício Forest Light deste mês.

Vinte dos veículos blindados foram enviados ao Japão com o 3º Batalhão do 8º Regimento de Fuzileiros Navais, fora de Camp Lejeune, N.C., que os colocou à prova no montanhoso terreno de Gunma, a oeste de Tóquio, durante o treinamento concluído na quinta-feira.

O batalhão foi o primeiro do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA a substituir seus Humvees pelos novos veículos, disse o capitão Nicholas Royer, porta-voz da 3ª Divisão da Marinha, por e-mail na terça-feira.

“O JLTV Oshkosh é o sucessor do Humvee (HMMWV), e o Corpo de Fuzileiros Navais tem liderado as ações à sua adoção”, disse ele. O Exército, os Fuzileiros Navais e a Força Aérea planejam adquirir mais de 58.000 veículos JLTV.

Três dos novos veículos se combinaram para formar um posto de comando móvel, onde um ataque aéreo envolvendo alguns dos 1.000 fuzileiros navais e soldados japoneses que participavam do Forest Light foi coordenado em 15 de dezembro.

“É muito fácil de dirigir”, Marine Cpl. Juan Flores, 20, de ft. Wayne, Ind., Disse naquele dia sobre o JLTV que ele dirige pelas montanhas de Gunma. “Você só precisa ter cuidado por causa dos pontos cegos.”

Uma blindagem espessa significa que é mais difícil para os motoristas ver o que está acontecendo fora dos novos veículos do que se estivessem em um caminhão civil, então eles trabalham com um comandante de veículo para observar os perigos, disse Flores, que também mantém Veículos Táticos Ligeiros Conjuntos.

Os pontos cegos foram um dos vários problemas identificados em um relatório ao Congresso sobre os veículos em janeiro passado. Também foram sinalizados problemas de manutenção, ruído e portas que não abriram corretamente.

Oshkosh Defense LLC, de Wisconsin, é o fabricante do veículo. O Exército fez um pedido de mais 2.738 veículos em 1º de dezembro a um custo de US $ 911 milhões, de acordo com o site de notícias Breaking Defense em 2 de dezembro.

Os fuzileiros navais estacionados no Japão estão curiosos sobre os novos veículos, disse Flores. “Os fuzileiros navais virão e baterão na armadura”, disse ele. “É muito diferente do que eles estão acostumados.”

O novo veículo leve é ​​o único veículo em que Flores trabalhou com os fuzileiros navais. Ele se alistou há dois anos, não muito antes de seu batalhão receber seus novos veículos. Flores, que dirige um Buick nos Estados Unidos, disse que o JLTV tem muitos sensores e componentes elétricos.

“Há um monitor dentro da cabine que fornece informações como a pressão do ar nos pneus”, afirmou Flores.

Os motoristas podem mudar o veículo da estrada para o modo cross-country e elevar a suspensão usando sistema hidráulico. O caminhão de 22.000 libras não tem problemas para subir rampas íngremes no interior, disse Flores.

JLTV no Japão – Foto Keizo Mori

O exercício Forest Light é a primeira vez que os novos JLTV foram usados ​​operacionalmente nas principais ilhas do Japão, embora tenham sido usados ​​em Okinawa para serviços públicos por um ano, disse Royer.

“O JLTV é, em quase todos os aspectos, um veículo mais robusto e capaz, de acordo com o mandato do Corpo de Fuzileiros Navais para operações mais rápidas, mais flexíveis e com maior capacidade de sobrevivência. Os veículos podem ser usados ​​para tudo, desde postos de comando e controle até transporte de utilidade geral e uso em combate”.

“Eles podem atacar outros veículos blindados e carregar equipamentos de sensores e alvos, bem como todas as armas utilizadas pela tripulação no inventário do Corpo de Fuzileiros Navais. Os fuzileiros navais em JLTVs podem identificar alvos, comunicar a localização e avançar rapidamente, permitindo que outra unidade muito mais longe atire no alvo terrestre ou marítimo que avistaram”, ele disse.

Em comparação com o Humvee, o JLTV Oshkosh é significativamente mais capaz de receber um golpe de armas de fogo direto, fogo indireto e explosivos, incluindo [bombas improvisadas de beira de estrada] e minas convencionais, e tudo isso a uma velocidade comparável (cerca de 70 mph) para o Humvee que ele substitui”, disse Royer.

A suspensão do veículo é ​​significativamente mais avançada e cada roda pode subir e descer independentemente, isso permite que ele reduza seu perfil para, por exemplo, se encaixar em uma posição entrincheirada com mais facilidade e, em seguida, erguer-se para eliminar obstáculos e deslocar-se rapidamente para outra posição.

O veículo pode ser transportado por helicópteros CH-53 Sea Stallion e por uma série de outras plataformas aéreas e marítimas operadas pelos fuzileiros navais, ele disse.

NOTA DO EDITOR: O Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) Oshkosh é o veículo que o Corpo de Fuzileiros Navais adquiriu 12 unidades este ano.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

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