A aviação de caça do Brasil está de luto

Morre o Primeiro Piloto de F-5 do Brasil

 A Caça brasileira está de luto. Morreu no Rio de Janeiro, aos 71 anos (22/09/1940 – 15/09/2012), o Cel Av Euro Campos Duncan Rodrigues, primeiro brasileiro a pilotar o caça F-5, e Diretor da Associação Brasileira de Pilotos de Caça..

Como forma de homenagem, o Ten Cel Av Carlos Ronconi escreveu o texto abaixo:

O Retorno do Pif-Paf de Paus

Em um dos seus artigos para a ABRA-PC, há uns seis anos, o Cel Trompowsky narrou os seus pensamentos sobre os membros da então diretoria da Associação, tecendo pequenos comentários a respeito de cada um.

Sobre o Cel Duncan, primeiro piloto de F-5 da Força Aérea Brasileira, o sábio Dijon Boy escreveu apenas isto: “Sempre tive uma dúvida: quem gosta mais da Caça? Duncan ou Menezes?”

Tive a sorte e a honra de interagir bastante com o Cel Duncan nos últimos oito anos, e compartilhei essa dúvida. Ambos são parelhos e acima de nós todos.

Como agradecimento e reconhecimento a esse onipresente Diretor da ABRA-PC, ele foi brindado no Grupo de Caça com um voo de F-5FM, “sorteado” por mim na Ximboca da Saudade em 2010, após a aprovação do nosso grande Cmt, TC Rodrigo.

Marcamos o voo para uma sexta-feira, tradicional dia da ximboca no Grupo, e ampliamos a ideia para “um dia cumprindo novamente a rotina de piloto”.

Chegando às 08:00h à BASC, ele e o Kauffmann, o outro “sorteado”, receberam macacão de voo e assumiram posição de destaque no palanque na formatura semanal da OM.

Já no Grupo, assistiram ao Brifim Diário de Situação e conheceram os pilotos e suas funções.

Após, fomos para o simulador, para diminuir o choque do contato com a aviônica modernizada, novidade para eles.

O almoço foi leve: ambos não quiseram arriscar indesejáveis consequências no reencontro com a puxada de “g”!

Por volta das 13:00h, começou o brifim. A escala foi obviamente peixada: Cmts de Esquadrão liderando os elementos, Comandante e Operações do Grupo como instrutores.

Assim, tive a honra de voar com ele no FAB 4806, tendo o Maj Newton como líder. O código de chamada não foi D’Ouros nem Espadas, os únicos usados atualmente pelo Segundão; foi Pif-Paf de Paus, que era a esquadrilha do Cel Duncan à sua época.

Fizemos uma missão de Formatura Básica padrão, com direito a cobrinhas, acrobacias na ala até o COCOMI e voo de ala com instrumento real no regresso. Desnecessário dizer que só encostei no manche na decolagem e no pouso, já que ele estava na nacele traseira.

Após o corte dos motores, tivemos a tradicional recepção pelos pilotos, amigos, filho (que acompanhou-o por todo o dia) e banda de música, ao som do Carnaval em Veneza e do Afinal. Com direito a corredor polonês e banho!

Hoje a tristeza pela perda do amigo e ídolo só é aliviada pelo prazer de ter-lhe proporcionado essa alegria no final de vida. Busquei no computador as fotos desse grande dia para mim. Revi-as com um nó na garganta. Tive a ideia de enviá-las para a ABRA-PC, mas não consegui mais segurar as lágrimas ao lembrar/perceber que era com ele que eu tratava desses assuntos. Sem ele por lá, divido esta emoção com os senhores.

O Brig Nero ganhou um senhor Ajudante de Ordens. Um sentido ADELPHI para ele!

FONTE e FOTO: Sentando a Púa

NOTA DO EDITOR: Que Deus ilumine os céus para um voo tranquilo ao Cel Duncan.

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