Forças Armadas contribuem para normalidade do segundo turno das eleições

Por Margareth Lourenço

Brasília (DF), 28/11/2020 – A poucas horas da abertura das sessões de votação para o segundo turno das eleições, neste domingo (29), o Centro de Operações Conjuntas (COC), do Ministério da Defesa, está ativado, sem interrupção, desde a sexta-feira (27). A unidade coordena as ações militares para Garantia da Votação e Apuração (GVA) e para o apoio logístico no transporte de urnas e de servidores da Justiça Eleitoral.

As ações de GVA asseguram o direito ao voto à toda população. O Tribunal Superior Eleitoral confirmou as 40 solicitações de GVA recebidas pelos Tribunais Regionais, até o momento. No segundo turno, as cidades e municípios atendidos estão distribuídos nos estados do Acre, Amazonas, Maranhão e Ceará.

O apoio logístico para transporte de pessoal e de urnas foi confirmado no município de Paquetá, no Rio de Janeiro. Até a véspera das eleições novos pedidos podem ser protocolados tanto para GVA quanto para apoio logístico. Para atender a demanda imediata as Forças Armadas reservam parte do efetivo militar em prontidão. Até o momento, são empregados 4.043 militares

No infográfico, o leitor acompanha detalhes sobre a atuação dos militares nas eleições municipais deste domingo. A atuação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica é fundamental para manter a normalidade durante o pleito e, também, no decorrer da apuração dos resultados.

Primeiro turno

As Forças Armadas transportaram mais de 720 pessoas e 23 mil quilos de material, entre urnas eletrônicas e outros itens para a Justiça Eleitoral, no primeiro turno. Na execução das atividades, foram empregados 145 navios e embarcações, cerca de 2 mil veículos e 24 aeronaves, somando-se ao todo 182 horas de voo.

FONTE e FOTOS: MD

Sair da versão mobile