ONU certifica o 3º curso internacional do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), estabelecido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), recebeu, em 01JAN2023, da Organização das Nações Unidas (ONU), a certificação referente ao seu Curso Internacional de Inteligência Militar em Operações de Paz para Oficiais (United Nations Military Peacekeeping-Intelligence Officers Course – UN MPKIO).

O UN MPKIO é um curso criado pelo Integrated Training Service (ITS) do Quartel-General das Nações Unidas em Nova Iorque (UNHQ-NY), em 15ABR2020, e visa preparar Oficiais de Estado-Maior a desempenharem a função de Inteligência em uma Missão de Paz da ONU. A partir do momento que a ONU criou o referido curso, o Brasil, como País-Membro daquela organização, tem o compromisso de somente enviar Oficiais das suas Forças Armadas para exerceram tal função após estes terem concluído com êxito o UN MPKIO que agora passou a ser conduzido no Brasil pelo COpPazNav.

As três alunas da MB, a aluna do Canadá (calça preta), o Comandante do CIASC e a instrutora do Uruguai (uniforme bege)

O UN MPKIO foi conduzido pelo COpPazNav pela primeira vez em 2022 e em duas fases. Entre 14 a 21SET2022, na modalidade a distância e, entre 26SET a 07OUT2022, na modalidade presencial, sendo ambas as fases inteiramente no idioma inglês. Destaca-se a vinda de um oficial das Forças Armadas do Uruguai para atuar como instrutor durante a fase presencial, a Alférez (DIE) Maira Romina Reverberi Claro, e a participação por videoconferência do CMG (FN) Adler, que se encontra servindo no Force Generation Service (FGS) no UNHQ-NY, e do Sr Jan Arno Hessbruegge, que trabalha para o Escritório do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos na Suíça.

Alunos em trabalho de grupo durante a fase presencial

A primeira edição do curso contou com dez Oficiais como alunos (seis homens e quatro mulheres), sendo sete Oficiais da MB (quatro homens e três mulheres) e três oficiais estrangeiros (do Canadá, da Namíbia e da Nigéria, respectivamente uma mulher e dois homens). Para ser certificado pela ONU, o UN MPKIO foi submetido à avaliação rigorosa do ITS, o que se deu de forma documental à distância (antes do início do curso) e também presencial com o envio de um representante do ITS, o Major do Exército de Bangladesh Sr Omar Habib Muhammad Shahjada, para que este acompanhasse de perto cada detalhe das atividades desenvolvidas no curso.

Nos anos de 2020 e 2021, o COpPazNav já havia recebido da ONU certificação referente, respectivamente, ao seu Curso de Operações de Paz de Caráter Naval (United Nations Maritime Task Force Course – UN MTF) e ao seu Curso Internacional de Operações de Paz para Unidades Ribeirinhas (United Nations Military Riverine Units Course – UN MRU), quando se tornou o primeiro (e até o presente o único) Centro de Operações de Paz a obter certificação para o UN MTF e UN MRU.

Major Omar do ITS tecendo algumas considerações sobre o trabalho apresentado pelos alunos

Todas as três certificações do COpPazNav foram assinadas pelo Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Operações de Paz, Sr Jean Pierre Lacroix, e consolidam a vocação do COpPazNav como centro de referência no treinamento para as missões de paz das Nações Unidas, não somente no ambiente marítimo e ribeirinho, mas agora também na área de Inteligência Militar.

Sair da versão mobile