10 de Março: Dia do Mergulhador de Combate

Por Guilherme Wiltgen

Visando atender adequadamente às crescentes solicitações da Esquadra e dos Distritos Navais, a Divisão de Mergulhadores de Combate da Base Almirante Castro e Silva foi transformada, em 1983, no Grupo de Mergulhadores de Combate, parte integrante do Comando da Força de Submarinos.

No dia 12 de dezembro de 1997, pela Portaria nº 371 do Ministro da Marinha, criou-se o Grupamento de Mergulhadores de Combate, sendo ativado no dia 10 de março de 1998.

Em sua estrutura organizacional operativa o GRUMEC possui três divisões de operações especiais e  uma divisão de retomada e resgate, chamada Grupo Especial de Retomada e Resgate (GERR), responsável por estas ações.

O GRUMEC possui condições de atuar nas mais diversas áreas em que a Marinha do Brasil se faz presente, seja no patrulhamento ou reconhecimento dos ambientes operacionais brasileiros, conduzindo ações de Interdição Marítima e retomada e resgate de reféns ou instalações, como nas plataformas de petróleo.

Desde a sua criação, o GRUMEC vem participando das Operações da Esquadra, realizando exercícios de ataque a navios, participando de operações ribeirinhas na Amazônia e no Pantanal, executando exercícios de retomada de navios e plataformas de petróleo e resgate de reféns. Também contribui com o Grupo de Visita e Inspeção (GVI) dos navios da Marinha, além de apoiar seu adestramento. O GVI é responsável por fiscalizar navios e embarcações que navegam nas águas jurisdicionais brasileiras. Os Mergulhadores de Combate também estão prontos, caso necessário, para serem empregados em ações voltadas à Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O GRUMEC também participou como integrante da tripulação dos navios que participaram da UNIFIL, com um Destacamento de Abordagem (DA), realizando ações que contribuíram para as Operações de Interdição Marítima (MIO) no Mar Mediterrâneo e treinamento da Marinha Libanesa.

Sair da versão mobile