4º Caça Minas classe ‘Yangyang’ foi entregue à Marinha da República da Coreia (ROK Navy)

Por Xavier Vavasseur

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) anunciou que o Namhae (MSH-575), o quarto caça-minas da classe Yangyang, foi entregue à Marinha da República da Coreia (ROK) em 19 de novembro. O Namhae é na verdade o primeiro de três navios de um novo lote. O novo lote que está sendo construído como parte do programa Mine Sweeper Hunter (MSH) Fase II apresenta algumas melhorias.

O navio Namhae tem 60 metros de comprimento, 10,5 metros de largura e pesa 700 toneladas. Os três primeiros navios da classe Yangyang (Yangyang, Ongjin e Haenam) foram lançados entre 1999 e 2004. O Namhae, navio líder do novo lote, foi lançado em abril de 2020. O Hongseong foi lançado em setembro de 2020 e o navio final Goseong foi lançado em março deste ano. Todos os seis caça-minas da classe foram construídos pela Kangnam Corporation em Busan.

Geuk-cheol Bang, chefe da divisão de negócios navais da DAPA disse: “O Namhae terá capacidades aprimoradas de busca e limpeza de minas em comparação com o caça-minas existente e se tornará um forte suporte para proteger os principais portos e rotas de tráfego marítimo da Coréia.”

Enquanto isso, de acordo com a DAPA, o segundo e o terceiro navios do projeto MSH Fase II, o Hongseong e o Goseong, estão atualmente realizando testes de mar e serão entregues à ROK Navy sequencialmente.

O casco dos navios é feito de FRP (plástico reforçado com fibra). Um sonar de profundidade variável (VDS) foi instalado para detectar minas, e ferramentas de remoção de minas, como a “Varredura Combinada Magnética / Acústica de Minas”, são usados ​​para realizar missões de remoção. Além disso, ele pode conduzir operações de remoção de minas remotamente usando veículos descartáveis ​​para minas e veículos subaquáticos não tripulados (UUV). A classe Yangyang normalmente carrega dois UUVs Pluto da Gaymarine.

O armamento é simples, com um único canhão principal Vulcan de 20 mm e metralhadoras M60. Isso é mais forte do que o encontrado a bordo de navios MCM típicos de outras Marinhas. Isso ocorre porque o armamento do caça-minas da ROK Navy, visa detonar as minas que flutuam na superfície da água.

Os três primeiros navios da classe pertencem ao 52º Esquadrão de Minas em Jinhae-gu, Changwon-si, Gyeongsangnam-do.

TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Sair da versão mobile