A estratégia para a construção de Porta Aviões na US Navy

USS Gerald R. Ford (CVN 78) na base naval de Norfolk-VA

Por Colonel Mark Cancian (RET)

Detalhes do orçamento do ano fiscal do presidente (FY) 2020 surgiram, e a construção de porta aviões provavelmente será uma grande controvérsia. O Departamento de Defesa está procurando remodelar as forças militares para grandes conflitos de poder, e a Marinha tem várias abordagens viáveis ​​para adaptar sua força aérea à nova estratégia de defesa. Em vez disso, optou por evitar uma decisão e gastará bilhões de dólares como resultado. Os fundos para a construção naval são muito escassos para serem desperdiçados. É hora de tomar uma decisão sobre os porta aviões.



A frota da Marinha é construída em torno de um pequeno número de porta aviões extremamente caros, mas poderosos. Cada porta aviões custa aproximadamente US$ 13 bilhões. Quando a ala aérea embarcada e os escoltas estão incluídos, o custo sobe para mais de US$ 30 bilhões (1). Pagar essa conta e os custos operacionais e de manutenção associados dominam o orçamento da Marinha. Por esse grande custo, os porta aviões fornecem imensa capacidade que rege os mares desde 1941. Na crise após a crise e nos conflitos regionais da Coréia ao Afeganistão, os porta aviões provaram sua utilidade.

O desafio é que a Estratégia Nacional de Defesa de 2018 centra-se na grande competição de energia que prevê “um campo de batalha mais letal e perturbador, combinado entre domínios, e conduzido a uma velocidade crescente alcance.” Porta aviões muitas vezes têm se esforçado para criar um lugar para si neste tipo do meio ambiente. Na década de 1980, os porta aviões possuíam aeronaves de longo alcance, incluindo o A-6 e o F-14, que poderiam fornecer uma certa distância. O uso de aeronaves FA-18 e F-35 de alcance mais curto, combinadas com as armas de longo alcance dos adversários, tornou os porta aviões cada vez mais vulneráveis. Muitos estrategistas navais argumentam que o futuro está nas operações distribuídas, nas capacidades submarinas, nos sistemas não tripulados ou em alguma combinação.

Diante desse dilema, haviam três estratégias coerentes que a Marinha americana poderia ter adotado para a construção de porta aviões:

  1. Protelar a construção para cada oito anos. Isso reduziria lentamente o número de porta aviões dos atuais 11 para cerca de 7 durante um período de tempo, reconhecendo seu papel decadente, mas ainda mantendo-os na estrutura por um futuro indefinido. Uma vantagem importante seria a economia imediata (cerca de US$ 1 bilhão por ano, quando totalmente implementada), que poderia ser aplicada em outros projetos.
  2. Continuar a estratégia recente (plano de construção naval do ano fiscal de 2017) de revisar os porta aviões existentes e adquirir um novo a cada cinco anos. Isso manteria a força de porta aviões com 11 até 2030, declinando para 10 depois disso.
  3. Financiar dois porta aviões no ano fiscal de 2019/2020 em um cronograma acelerado, revisando os porta aviões existentes e avançar para uma força de 12, como a mais recente avaliação da estrutura da força naval e muitos estrategistas navais recomendaram. Isso seria parte de uma ampla expansão naval vinculada a um orçamento crescente.

Em vez disso, sob pressão do Gabinete do Secretário de Defesa para reduzir o número de porta aviões, a Marinha americana escolheu um quarto caminho que maximiza os custos: aposentar um porta aviões existente mais cedo sem uma revisão (o USS Harry S. Truman CVN-75) e comprar dois novos porta aviões da classe Ford em uma única ação de aquisição. A revisão de um porta aviões existente custa cerca de US$ 5,5 bilhões e aumenta sua vida útil em 25 anos, a um custo de US$ 220 milhões por ano (cada porta aviões) ou seja, o custo amortizado de ter um porta aviões. Comprar um novo porta aviões custa aproximadamente US$ 13 bilhões.

USS Harry S. Truman CVN 75

Quando combinado com a reforma da meia-idade (supondo que isso seja feito), o custo da nova construção é de US$ 370 milhões por ano. Se a reforma da meia-idade não for concluída, o custo será de US$ 520 milhões por ano.

Resultado: A Marinha escolheu o caminho de custo mais alto.

Em cinco anos, a Marinha enfrentará o mesmo problema: ela precisa continuar comprando porta aviões se quiser manter a base industrial viável, mas, ao mesmo tempo, se precisar reduzir a frota de porta aviões, aposentará mais cedo, provavelmente o USS John C. Stennis CVN-74.

Além disso, a Marinha americana está falando sobre uma continuação da classe Ford que seria menos cara. Há argumentos a favor e contra essa abordagem, mas se é para lá que a Marinha quer ir, por que comprar dois porta aviões da classe Ford se o design é inadequado?

Em contraste com a sua abordagem de desperdício para a construção de transportadora é a abordagem da Marinha para a construção de navios anfíbios. Lá, a Marinha enfrenta o mesmo desafio: os navios escassos e caros que precisam operar próximos ao território inimigo se encaixam em uma estratégia que prevê compromissos de longo alcance e munições precisas? A Marinha está aparentemente propondo adiar o programa de substituição do LSD (LPD-17 Flight II) e considerar outras abordagens que presumivelmente envolveriam navios menos caros que são mais numerosos e poderiam suportar um conceito de guerra mais distribuído. Este plano não propõe jogar fora navios caros ou comprar navios adicionais que o conceito emergente considera inadequados. Em vez disso, faz uma transição gradual para um novo conceito.

USS Somerset LPD 25

Em vez de desperdiçar os escassos fundos de construção naval, a Marinha precisa tomar uma decisão. Ambas os navios continuarão a ser a espinha dorsal da frota, caso em que a Marinha americana deve continuar construindo novos navios e reformando as antigas. Ou a Marinha se mudará para uma frota mais equilibrada que retém os porta aviões, mas em um nível mais baixo e coloca mais recursos em capacidades distribuídas, submarinas e não-tripuladas.

Nesse caso, a Marinha deveria rever os porta aviões existentes,e construir novos porta aviões a um ritmo mais lento. Existem argumentos válidos para cada abordagem; no entanto, a Marinha americana não deve gastar bilhões de dólares equivocados entre as duas opções.

FONTE: USNI

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

1. O custo estimado do grupo de operação de um porta aviões é baseado no orçamento para 2020 ou na informação disponível mais recente: porta aviões $ 13 bilhões, mais 6 x DDG-51  $ 1,9 bilhão cada = $ 11,4 bilhões, mais 80 aeronaves (F-35, F-18E / F / G, E-2D, MH-60R / S, HV-22) a vários custos = US $ 8,4 bilhões, total geral = US $ 32,8 bilhões.



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