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Home Naval

A nova fragata do Canadá está ficando mais pesada e mais cara

Luiz Padilha por Luiz Padilha
28/02/2021 - 11:42
em Naval
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Por David B. Larter

WASHINGTON – A fragata de próxima geração do Canadá está ganhando peso e custará mais dinheiro do que o originalmente projetado, de acordo com uma nova análise de custo.

O programa Canadian Surface Combatant, que está sendo liderado pela Lockheed Martin com base no projeto da Type 26 da BAE Systems, foi selecionado pela primeira vez em 2018 e foi contratado em 2019.

Desde o anúncio, no entanto, o navio passou de uma estimativa de $ 69,8 bilhões de dólares canadenses ($ 55,75 bilhões de dólares) para $ 77,3 bilhões de dólares canadenses ($ 61,74 bilhões de dólares), de acordo com uma nova estimativa de custo do Escritório do Oficial de Orçamento Parlamentar. Esse custo é mais do que o dobro da estimativa original para o programa em 2008, que estava na faixa de mais de US $ 28 bilhões em dólares canadenses do ano, de acordo com o relatório.

O navio também ganhou 900 toneladas, agora projetada para deslocar 7.800 toneladas, acima das 6.900 toneladas originalmente projetadas. Totalmente carregado, o navio deve pesar 9.400 toneladas, quase o dobro das 4.700 toneladas da atual classe Halifax, disse o ex-chefe da Irving Shipbuilding à CBC no início deste mês.

O custo crescente do programa provavelmente pressionará o governo canadense a procurar diferentes opções, embora os observadores digam que seria difícil e caro descartar o programa e reiniciá-lo sem sacrificar a capacidade que a Marinha Real Canadense estava procurando quando ele selecionou o casco altamente avançado.

O programa de combate de superfície é parte de uma estratégia nacional de construção naval lançada em 2010 que foi projetada para criar uma construção naval estável e evitar os ciclos de “expansão e contração” dos esforços de construção naval nacionais anteriores, disse Timothy Choi, pesquisador e observador do Canadá Marinha.

“Temos um grande interesse aqui em garantir que os estaleiros sobrevivam por um bom tempo para evitar o ciclo de expansão e contração que anteriormente caracterizava nossos estaleiros navais”, disse Choi.

“Se você construí-los muito rapidamente, em um curto período de tempo – cinco a sete anos, como fizemos para classe Halifax, e nós os dividirmos entre três estaleiros diferentes – uma vez que o trabalho é feito, eles não tem nada para continuar. E vai demorar mais 20 anos antes que eles possam realmente construir algo importante.”

A desvantagem da estratégia de construção lenta, no entanto, é que a inflação começa a comer seu orçamento, disse ele. A alternativa, no entanto, é perder a capacidade do estaleiro assim que a classe for construída.

“Uma vez que você começa a antecipar a inflação em nossa [estimativa de custo], parece muito pior do que se nós apenas os construíssemos muito rapidamente. Mas isso correria o risco de perder a capacidade do estaleiro assim que os navios estivessem prontos.”

A Irving Shipbuilding começará a cortar aço em 2024, informou a CBC.

Recomeçar?

O navio está crescendo principalmente porque o Canadá os está carregando com capacidade, disse Choi.

O governo selecionou o radar SPY-7 da Lockheed Martin, uma atualização sobre o Type 26 britânico, que tem um radar 3D giratório, o que provavelmente está adicionando peso ao casco, disse ele, mas acrescentou que o Canadá planeja colocar “praticamente todas as armas que você poderia pensar em um combatente moderno e sofisticado” no navio, acrescentou Choi.

O navio também terá radares de navegação de banda X e S, poderá participar de compromissos cooperativos com a Marinha dos EUA (o que significa que será capaz de atirar em alvos detectados e retransmitidos por meios da Marinha dos EUA) e será equipado com um sistema de lançamento vertical de 32 células, bem como lançadores montados no convés para Kongsberg e Naval Strike Missile da Raytheon e lançadores para torpedos.

A avaliação de custo canadense também definiu o preço de uma compra mista que incluía apenas alguns cascos Type 26 e, em seguida, começou a comprar as fragatas leves britânicas Type 31e, muito menores e mais baratas, baseadas na fragata da classe Iver Huitfeldt da Marinha dinamarquesa.

Esse navio seria um rebaixamento significativo em relação à capacidade oferecida pela Type 26, disse Bryan Clark, um oficial de submarino aposentado da Marinha dos EUA e membro sênior do Instituto Hudson, mas disse que olhar para novas opções faz sentido dado o custo crescente do programa.

“Acho que o caminho mais razoável seria ir para um navio que tem um design comprovado e custo associado a ele”, disse Clark.

“Se você é o Canadá, precisa estar na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia ou pode optar por algo comprovado. Moderno, mas comprovado, mas talvez não seja o navio da próxima geração.”

Uma opção seria mudar para a FREMM, que foi anteriormente rejeitado do programa, mas de acordo com a avaliação de custos canadense, economizaria cerca de US $ 6 bilhões de dólares canadenses. Também se beneficiaria se os EUA retirassem parte da curva de aprendizado do custo do navio, uma vez que está avançando com o programa.

Manter a Type 26 é provavelmente a opção preferida, mas economizar dinheiro no casco ainda faz muito sentido onde for possível, disse Clark.

“Tenho certeza de que dentro das Forças Armadas canadenses, o argumento é: Bem, não compramos isso com muita frequência. Então, quando compramos um navio, precisamos comprar o tipo de ponta, porque vamos mantê-lo por muito tempo. Não queremos ficar obsoletos”, disse Clark. “Se for esse o argumento, eu diria que é melhor você optar por um design de casco mais comprovado, mas certifique-se de que ele tenha modularidade suficiente para que você possa atualizá-lo ao longo do tempo.”

3 diferentes versões da fragata Type 26 – Inglesa, Canadense e Australiana

Ainda assim, é improvável que o Canadá queira trocar de cavalo no meio do caminho, disse ele.

“Parece improvável que eles simplesmente joguem tudo fora e recomecem”, disse Clark. “Então, eu prevejo que eles manterão o curso na Type 26 e tentarão se beneficiar do fato de você ter três países construindo e tentar obter o máximo de economia possível.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Defense News

Tags: BAE SystemsFragata Type 26Marinha do Canadá
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Comentários 6

  1. H.Saito says:
    1 mês atrás

    Lockheed Martin, por que eu não estou surpreso?

    Responder
  2. filipe says:
    1 mês atrás

    Acho que essa compra do Canada apenas fortaleceu o CANZUK (Canada + Austrália + Nova Zelândia + Reino Unido) , são 32 unidades encomendadas para os 3 países (15 Canada + 9 Austrália + 8 Reino Unido), o que torna as Type 26 um sucesso de vendas a par das FREMMs.

    Responder
    • Wellington Rodrigo Soares says:
      1 mês atrás

      15 unidades para o Canadá?
      É nesse momento que tenho a certeza que 4 Tamandaré é muito pouco, mas muito pouco mesmo !

      Responder
      • André says:
        1 mês atrás

        Eles fazem parte da OTAN.

        Responder
      • filipe says:
        1 mês atrás

        Na prática são 6 Tamandarés, inicialmente foram contratadas 4 , mas pelo pedido de canhões de 76 mm , dá para ver que são 6.

        Responder
  3. Bepo says:
    1 mês atrás

    Está parecendo com os nossos comandantes, que só pensa em material velho, kkkkk

    Responder

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