A Marinha do Brasil (MB) conduzirá, no período de 10 de a 31 de janeiro, a Operação “Aspirantex-2025”. A missão será realizada na área compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, incluindo visitas aos portos de Salvador-BA, Maceió-AL, Recife-PE, Cabedelo-PB e Natal-RN.
A Operação tem o objetivo de contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, e para a familiarização dos Aspirantes com a vida no mar.
Durante os vinte e dois dias da comissão, eles terão a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e poderão identificar melhor suas aptidões. Esse também é o momento em que os Aspirantes do segundo ano da Escola Naval fazem a escolha pelo Corpo e Habilitação Militar – Armada, Fuzileiro Naval, Intendente –, que definirá suas carreiras.
O Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, será o Comandante do Grupo-Tarefa, responsável por executar as atividades relacionadas à Operação.
Estarão diretamente envolvidos nessa missão o Navio Doca Multipropósito Bahia, o Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, as Fragatas Defensora, Liberal, Independência e União, os Submarinos Tikuna e Humaitá.
A Aviação Naval participa com duas aeronaves UH-12 Esquilo, um UH-15 Super Cougar, um SH-16 Seahawk, um AH-15B Super Cougar, dois AH-11B Super Lynx, dois AF-1 Skyhawk, um RQ-1 ScanEagle e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ao todo, participarão da Operação cerca de 2200 militares, incluindo 211 Aspirantes, distribuídos pelos navios. Vale ressaltar que, no dia 17 de janeiro, está prevista a realização de Ação Cívico-Social nas cidades de Maceió-AL, Recife-PE, Cabedelo-PB e Natal-RN, e, no dia 25 de janeiro, na cidade de Salvador-BA.
Visitação Pública
Além disso, haverá visitação pública aos navios nos dias 18 e 19 de janeiro em Maceió-AL, Cabedelo-PB e Natal-RN. Em Recife-PE, a visitação ocorrerá apenas no dia 18, enquanto, em Salvador-BA, será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro.
FONTE: MB
Boa noite amigo Guilherme será que o infográfico que a MB apresentou em Itajaí consta mais 4 fragatas e realidade?
Obrigado
Abs
Fábio,
Isso só a MB pode responder mas, eu acho muito estranho colocar em um infográfico oficial algo que não seja verdade…
Surpreendente a operacionalidade das quatro Niterois. Espero que elas possam aguentar o tranco até a chegada das Tamandarés batch 2.
Bom saber que o NDM Bahia voltou ao setor operativo e as quatro classe Niterói estão empurrando água.
Resta saber agora como está a manutenção do Atlântico.
O Atlântico se encontra em manutenção no AMRJ e, ao que tudo indica, indo muito bem para sua volta agora no início do ano.
Pra marinha p sul fo Brasil não existe