AUKUS: Austrália escolherá seu projeto de submarinos nucleares em 2023

De acordo com as informações publicadas pela Austrália Ocidental em 15 de julho de 2022, o tipo de submarino nuclear que a Austrália irá adquir será apresentado no início do próximo ano, disse que o ministro da Defesa da Austrália, Richard Marles. A Marinha Real Australiana poderia estar interessada nos submarinos da classe Astute britânica ou nos submarinos da classe da Virgínia dos EUA.

Em setembro de 2021, a Austrália terminou seu contrato francês de submarinos da classe Barracuda para assinar um pacto de segurança trilateral chamado AUKUS com o Reino Unido e os Estados Unidos.

Ilustração do submarino Shortfin da classe Barracuda

O AUKUS é um pacto de segurança trilateral entre a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos, anunciado em 15 de setembro de 2021 para a região do indo-pacífico. Sob o pacto, os EUA e o Reino Unido ajudarão a Austrália a adquirir submarinos movidos a propulsão nuclear.

O pacto também inclui cooperação em cibernética avançada, inteligência artificial, autonomia, tecnologias quânticas, capacidades submarinas, hipersônico e contra-hipersônico, guerra eletrônica, inovação e compartilhamento de informações.

Submarinos da classe da Virgínia dos EUA

A Classe da Virgínia, também conhecida como classe SSN-774, é uma classe de submarinos de mísseis de cruzeiro e mísseis nucleares, em serviço na Marinha dos Estados Unidos. Projetado pelas Eletric Boat (EB) da General Dynamics e Huntington Ingalls, a classe Virginia é o mais recente modelo submarino da Marinha dos Estados Unidos, que incorpora a mais recente tecnologia de sistemas de furtividade, de inteligência e sistemas de armas.

Eles foram projetados para se destacar na guerra anti-submarina, guerra anti-navio, ataque, operações especiais, inteligência, vigilância e reconhecimento, guerra irregular e guerra de minas. Submarinos de ataque rápido projetam poder sobre terra com forças de operações especiais e mísseis de cruzeiro Tomahawk na prevenção ou preparação de crises regionais.

O submarino da classe da Virgínia tem um comprimento de 114,8 m e boca de 10 m. O submarino pode atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. Ela tem uma tripulação de 132 militares.

Submarinos britânico da classe Astute 

Submarino HMS Ambush da classe Astute no Rio de Janeiro

A classe Astute é a mais recente classe de submarinos de frota nucleares (SSNs) em serviço com a Marinha Real. Os submarinos estão sendo construídos pela BAE Systems em Barrow-in-Furness. Sete submarinos serão construídos: o primeira da classe, Astute, foi lançada por Camilla, duquesa da Cornualha, em 2007, encomendada em 2010 e declarado totalmente operacional em maio de 2014.

O Audacious tem provisão para até 38 armas em seis tubos de torpedo de 21 polegadas (533 mm). O submarino é capaz de disparar mísseis Tomahawk Block IV de ataque terrestre com um alcance de 1.600 quilômetros e torpedos pesados.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Navy Recognition

Sair da versão mobile