Aviso de Pesquisas ‘Aspirante Moura’ recebe espadim que pertenceu ao seu Patrono

AspMoura

O comandante do Aviso de Pesquisas Oceanográficas Aspirante Moura (U 14), Capitão-Tenente Marco Vinícius Ribeiro Lopes da Silva, recebeu do Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto a doação do espadim que pertenceu ao seu irmão, o Aspirante José Claudio Soares de Moura, falecido em acidente enquanto aspirante e que empresta seu nome ao navio.

Símbolo do Aspirante, o espadim guarda um profundo significado, possuindo uma lâmina metálica forjada com diversos elementos, que juntos a transformam em um novo elemento com características necessárias para suportar os embates. A forja do espadim representa a formação do Aspirantes da Marinha do Brasil, que se formam moral e tecnicamente preparados para o oficialato após o intenso processo acadêmico na Escola Naval. “Assim também era o amado Aspirante Moura, jovem disciplinado, leal, tenaz e abnegado que honrou o espadim que recebeu das mãos de nossa mãe e o ostentou, com orgulho, durante o período como aspirante”, disse em carta o Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Ex-Comandante da Marinha.

O espadim encontra-se exposto em local especial à bordo, para que possa ser visualizado por toda a tripulação e visitantes do navio.

 

Sair da versão mobile