Babcock entrega quarto e último OPV à Marinha irlandesa



A Marinha Irlandesa recebeu seu quarto e último navio de patrulhamento offshore (OPV) da classe Samuel Beckett durante uma cerimônia de nomeação e comissionamento realizada em Waterford, Irlanda, no dia 1º de maio na presença de Taoiseach Leo Varadkar e do Ministro da Defesa Paul Kehoe. O comissionamento e a entrega do LE George Bernard Shaw (P 64), encerra uma fase do Programa de Substituição de Navios de Patrulha do Serviço Naval, uma estratégia lançada em 2007 sob a regra de 30 anos de serviço da Marinha Irlandesa.

LE Samuel Beckett (P 61)

De acordo com a estratégia do programa, o governo irlandês lançou uma licitação para dois OPVs que incluíam uma opção para um terceiro. O objetivo do programa era substituir os três navios mais antigos da Marinha Irlandesa, da classe Deirdre,  LE Emer (encomendada em 1978), LE Aoife (encomendada em 1979) e LE Aisling (encomendada em 1980).

LE George Bernard Shaw (P 64)

Em 2009, o Departamento de Defesa selecionou a Babcock Marine para fornecer à Marinha Irlandesa dois novos OPVs a um custo de 100 milhões de euros. A opção pelo terceiro navio foi levantada em junho de 2014, proporcionando assim uma substituição completa de um para um dos três barcos da classe Deirdre até outubro de 2016, quando o terceiro navio, LE William Butler Yeats (P 63), foi comissionado.

LE George Bernard Shaw (P 64)

Antes do comissionamento do terceiro navio em junho de 2016, um quarto OPV foi contratado por um custo de EUR 66 milhões. Com o navio entrando em serviço, a Marinha da Irlanda tem um inventário de nove navios de patrulha no total, assegurando assim que oito estejam em condições operacionais a curto e médio prazo.

Os navios da classe Samuel Beckett (também chamados de Classe Roisin Modificada) são encarregados de executar missões de proteção da pesca, busca e salvamento, antipoluição e segurança marítima dentro da Marinha Irlandesa.

De acordo com o Livro Branco de Defesa da Irlanda, lançado em agosto de 2015, a Marinha Irlandesa realizará mais dois projetos.

LE William Butler Yeats (P 63)

O primeiro envolve a substituição do LE Eithne (P 31), o navio de patrulha que transporta helicópteros e o carro-chefe do serviço. De acordo com o White Paper, este navio será substituído por um navio multirole (MRV), que não transportará helicópteros, mas estará habilitado para operações com helicópteros e terá capacidade para transportar cargas.

LE Eithne (P 31) fotografado no Rio de Janeiro

Um segundo projeto envolverá a substituição dos dois navios de patrulha costeira existentes, LE Ciara e LE Orla (ambos ex navios da classe Peacock da Marinha Real Britânica) por embarcações semelhantes equipadas com capacidades de contraminagem e contra-IED.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: NavyRecognition



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