BAE Systems vai equipar os futuros MCMV belgas e holandêses

A BAE Systems recebeu um contrato para fornecer canhões navais para o programa de Embarcações de Contra-Medidas de Minas (MCMV) das marinha da Bélgica e Holanda.

A empresa fornecerá um total de 12 canhões navais Bofors 40 Mk4 para o estaleiro Kership.

O programa MCMV para 12 navios de caça em minas está sendo liderado pelo consórcio composto por Belgium Naval & Robotics, pelo Naval Group e ECA Group, que irá liderar a fase de produção e o estaleiro Kership vai executá-lo. As Marinhas da Bélgica e da Holanda receberão cada uma seis embarcações.

A instalação dos canhões navais BAE nos navios será realizada pela Kership. A BAE observou que o primeiro navio está programado para ser entregue à Marinha belga em 2024.

O canhão naval Bofors 40 Mk4 é a versão compacta e leve mais recente do canhão Bofors 40 mm. Ele é projetado para oferecer aos navios proteção superior contra ameaças de superfície, aéreas e terrestres.

O sistema flexível e multifuncional também pode oferecer “alta capacidade de sobrevivência e proficiência tática” em todos os níveis de conflito.

A diretora da BAE Systems Bofors, Lena Gillström, disse: “O Bofors 40 Mk4 é um canhão naval altamente automatizado que fornecerá às Marinhas belga e holandesa um poder de fogo significativo e grande alcance.

“Este último contrato expande o número de nações europeias que usam o Bofors 40 Mk4 e reflete o interesse crescente que estamos vendo na região.”

Outros clientes dos canhões navais de 40 mm da BAE Systems incluem Japão, Suécia, Finlândia, Islândia, Estônia, Uruguai, Indonésia, Malásia e Reino Unido.

O DAN visitou a fábrica da BAE Systems/Bofors na Suécia para conhecer a linha de produção dos canhões navais de 57mm e 40mm. Clique aqui para saber mais!

Nota do editor: A Marinha do Brasil ainda não está incluída na relação de usuários acima porque ainda não recebeu sua encomenda de canhões navais de 40mm da BAE Systems/Bofors. Foi feito pedido inicial de 5 unidades, depois reduzido para 4 unidades que não se sabe se seriam para equipar as futuras fragatas Tamandaré, equipar os NaPas da classe Macaé ou mesmo vir a equipar os NPaOc da classe Amazonas. Só quando chegarem saberemos quais navios irão recebê-los. Vale lembrar que o canhão Bofors 40mm MK4 já foi amplamente testado pela MB quando foi instalado no NPa Guaporé, com excelente índice de acertos.

Sair da versão mobile