“BRACOLPER 2014” – Navios suspendem para a Operação

NPaFlu
Navios subordinados ao ComFlotAM após suspenderem do cais da Estação Naval do Rio Negro

No último dia 10 de julho, os navios subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAM), sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Ednaldo Blum de Oliveira Santos, suspenderam do Cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, para  realizar a Operação “BRACOLPER 2014”.

A Operação acontece há 40 anos e tem o propósito de incrementar o nível de treinamento, interoperabilidade e integração das unidades fluviais e aeronavais do Brasil, da Colômbia e do Peru, estabelecendo uma frente unida e fortalecida na luta contra os crimes e as novas ameaças transnacionais, que se desenvolvem nas áreas comuns da tríplice fronteira. Permite, ainda, o estreitamento dos laços de amizade e fraternidade entre os três países.

A Operação está dividida em três fases: a primeira desenvolve-se com a navegação desde os portos de Letícia, na Colômbia, e Tabatinga, no Brasil, até o porto de Iquitos, no Peru; a segunda, do porto de Iquitos até os portos de Letícia e Tabatinga; e a terceira, desde a Tríplice Fronteira até o porto de Manaus, retornando aos portos de Letícia e Tabatinga.

Neste ano, a Flotilha do Amazonas empregou os seguintes navios: Navio-Patrulha Fluvial Raposo Tavares e Roraima; e o Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas;  bem como uma aeronave embarcada que, a partir do dia 24 de julho, executará exercícios navais conjuntos/combinados nas águas dos Rios Solimões e Amazonas, abrangendo a região amazônica dos três países.

FONTE: MB

Sair da versão mobile