Casco do porta-aviões São Paulo deve ser leiloado em janeiro de 2020




Por Giulia Costa

RIO – O porta-aviões São Paulo , que esteve entre os cinco maiores do mundo, poderá ser leiloado em janeiro de 2020. Antes, já com data marcada, no dia 9 de dezembro, acontecerá uma audiência pública onde os interessados poderão se apresentar à Marinha, para realizar cadastramento e credenciamento para o leilão do casco do gigante de 32, 8 mil toneladas comprado da França em 2000. O navio atracado na Ilha das Cobras já sofreu com um incêndio e quase se tornou um museu flutuante.

Os interessados em adquirir o casco da embarcação, que está no Cais Norte do Arsenal de Marinha, podem agendar visitas de inspeção até o dia 6 de dezembro. O leilão acontecerá no Recreio, e a firma João Emílio Leiloeiro é a responsável por receber as ofertas. O lance mínimo de alienação é R$ 5.309.733,65. O comprador precisará, ainda, arcar com os custos de remoção do navio da Baía de Guanabara.

O destino provável é o mesmo de seu antecessor, o porta-aviões Minas Gerais (antes pertencente às Marinhas britânica e australiana), que operou entre 1960 e 2000 no Brasil até ser vendido como sucata e parar no “cemitério dos navios” em Alang, na Índia. O São Paulo tem grande quantidade de amianto, que se não for retirado, pode atrapalhar a venda.

Em 2012, a embarcação foi atingida por um incêndio que deixou um morto e dois feridos. O fogo consumiu um alojamento de praças, localizado na popa do navio. Segundo a Marinha, o motivo do incêndio foi uma pane elétrica.

Porta-aviões São Paulo chega na Baía de Guanabara, após acidente onde um marinheiro morreu e outros ficaram feridos Foto: Michel Filho

O navio foi construído na França entre 1957 e 1960 tinha o nome de FS Forch antes de ser repatriado por US$ 12 milhões. O modelo da Classe Clemenceau tem 265 por 51 metros e capacidade para transportar até 40 aeronaves de asa fixa e helicópteros. Segundo a Marinha brasileira, o “navio-aeródromo” navegou 85.334 km e realizou 566 lançamentos de aeronaves.

O São Paulo era o único porta-aviões da Marinha brasileira, e o maior navio da frota. Nos 17 anos que permaneceu em plena operação por aqui, ele ficou um total de 206 dias na água, o que equivale a menos de 3,1% do período em que foi usado pela Marinha.

Criação e design: Takashi Y. Filho

O navio foi desativado em 2017, e desde então entusiastas tentam formas de revivê-lo. Há um ano um grupo de ex-militares formou o Instituto São Paulo|Forch, com o objetivo de transformar o navio num museu flutuante. Segundo o site do projeto, a ideia era criar áreas de exposição no convés do São Paulo, além de restaurantes, cinemas, escritórios e salas de aula. Para isso, o navio seria transferido para o porto de Santos e o grupo procurava por investidores e incentivo público, mas a ideia foi por água abaixo.

FONTE: O Globo

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