Causas do incêndio no USS Miami ainda não estão claras

Aqueles que conhecem os submarinos da Marinha irão dizer que poucos materiais combustíveis estavam a bordo. Mas não diga isso aos bombeiros que combateram o incêndio no submarino nuclear USS Miami, consumindo bilhões de dólares.  “É como ir a uma chaminé”, disse o bombeiro David Funk do Portsmouth Naval Shipyard , que descreveu o isolamento e a fiação alimentando um fogo fumacento que se tornou quente o suficiente para o alumínio explodir em chamas. Na sexta-feira, dois dias após o incêndio começaram o bombeamento de ar fresco no sub-fogo danificado, permitindo que investigadores da Marinha pudessem entrar para iniciar a avaliação dos danos em primeiro lugar. Resta ver se a embarcação poderá ser recuperada.

Os senadores Susan Collins do Maine e Shaheen Jeanne de New Hampshire, ambos membros do Comitê de Serviços Armados, visitou o estaleiro sexta-feira e se reuniu com seu comandante. Eles agradeceram um pequeno contingente de bombeiros, incluindo Funk, que lutou contra o incêndio do casco do submarino de metal. Três equipes de investigação da Marinha foram enviadas ao Portsmouth Naval Shipyard para ajudar a determinar o que causou o incêndio, informaram os senadores aos repórteres.

O incêndio começou noite de quarta-feira logo após uma mudança de turno no estaleiro onde o submarino estava sendo revisado. Um punhado de trabalhadores dos estaleiros estavam nos compartimentos para a frente onde o fogo começou em uma doca seca, disse Collins. O fogo não foi extinto até a manhã do dia seguinte. Mais de 100 bombeiros responderam ao chamado de uma dúzia de agências longínquas como Groton, Connecticut, e Portland South.

Eric Wertheim, autor do US Naval Institute, caracterizou o incêndio no USS Miami como um desastre financeiro, com a potencial perda de um submarino que custou US $ 900 milhões para construir, mas não um verdadeiro desastre como as perdas dos USS Scorpion e do USS Thresher, que afundaram em tempo de paz com a perda de suas tripulações. “É importante colocar isso em perspectiva”, disse Wertheim. “Poderia ter sido muito pior.”

O fogo no USS Miami danificou a sala de torpedos, os alojamentos da tripulação, o comando e controle e áreas na frente do submarino, mas os componentes de propulsão nuclear na parte de trás das sub não foram prejudicados.

Um analista de defesa sugeriu que os reparos serão tão caros que o submarino com 22 anos seria eliminado. Se assim for, seria o primeiro submarino perdido pelos EUA  ao invés de aposentado, desde o naufrágio de 1969 o USS Scorpion, disse.

O Vice-almirante Kevin M. McCoy, comandante da Naval Sea Systems Command, disse ao senador Olympia Snowe do Maine, que ele está esperançoso de que o navio possa ser reparado. Ele disse que muitos componentes vitais escaparam dos danos, porque eles haviam sido removidos para a revisão de 20 meses e que as peças de salvamento estão disponíveis. “Ele disse: ‘Nós construímos submarinos, e podemos conserta-los também”, disse Snowe, que visitou o estaleiro. Ao contrário de uma casa pegando fogo, não havia forma de desafogar o fogo batendo para fora das janelas ou usar eixos para criar uma abertura, e toda a fumaça subia de um pequeno número de escotilhas. O incêndio foi tão quente que os bombeiros só podiam permanecer no local por alguns minutos antes de serem substituídos por outros bombeiros.

FONTE: Philly.com

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