China intensifica a construção de mais 2 porta-aviões

Porta aviões Shandong

Por Minnie Chan – South China Morning Post

A China deve lançar seu porta-aviões de próxima geração dentro de um ano e a construção de um navio irmão foi apressada, disseram duas fontes próximas aos projetos. O porta-aviões Type 002, o terceiro porta-aviões do país e o segundo a ser desenvolvido internamente, iniciou o processo final de montagem, disseram duas fontes independentes ao South China Morning Post.

“A montagem do novo porta-aviões começou e deve ser concluída no primeiro semestre do próximo ano, porque a pandemia do Covid-19 desacelerou o progresso”, disse a primeira fonte, que pediu anonimato devido à sensibilidade do problema. “Os trabalhadores também estão iniciando a construção do irmão do novo porta aviões. Ambos os navios foram construídos pelo estaleiro Jiang nan, nos arredores de Xangai”. Bater a quilha é considerado o início oficial da construção de um novo navio.

A segunda fonte disse que o trabalho de construção inicial do porta aviões Type 002 começou em 2018, mas foi interrompido no ano passado por razões técnicas.

Ilustração do futuro porta aviões Type 002

“A construção do Type 002 será mais rápida porque os trabalhadores aprenderam e superaram muitos problemas na construção do primeiro”, disse a segunda fonte. Fotos recentes divulgadas nas plataformas de mídia social da China continental mostraram duas peças enormes ancoradas em uma doca seca e montadas a partir de componentes de embarcações pré-fabricadas. Haviam convoos incompletos em cima deles. As imagens mostraram que muito progresso foi feito em comparação com imagens de satélite anteriores obtidas em abril de 2019 pelo centro de estudos dos EUA, o Center for Strategic and International Studies.

Terceiro porta-aviões da China em construção no estaleiro Jiangnan em Xangai. CSIS / ChinaPower / Maxar Technologies

A construção do Type 002 começou no início de 2015. Ela se tornará o terceiro porta aviões da China depois dos Liaoning e Shandong. Diferentemente dos dois primeiros porta-aviões projetados na Rússia, equipados com Ski-jump, o novo navio terá o sistema de lançamento de aeronaves através de catapultas eletromagnéticas, igual ao usado pela nova geração da Marinha dos EUA, o porta-aviões da classe Gerald R. Ford.

A tecnologia de decolagem eletromagnética significa menos desgaste da aeronave e permite que mais aviões sejam lançados em um tempo menor do que o sistema de Ski-jump.

“A tecnologia nuclear foi programada para o quinto porta-aviões da China, que provavelmente será construído no estaleiro Dalian Shipbuilding”, disse Liang, referindo-se ao fabricante que construiu o Shandong. “A Comissão Central Militar (CMC) decidiu instalar catapultas a vapor no porta aviões Type 002 quando iniciou a construção em fevereiro de 2015, mas o plano foi alterado quando o Almirante Ma Weiming desenvolveu com sucesso a tecnologia da catapulta eletromagnética naquele ano”.

Porta aviões Liaoning, o primeiro porta-aviões da China, deixa Hong Kong. Kin Cheung / AP

Engenheiro sênior, Ma também desenvolveu o chip de transistor bipolar de porta isolada (IGBT), um componente essencial dos sistemas de conversão de energia elétrica de alta eficiência. Liang disse que levou o presidente Xi Jinping, que também preside o CMC, a fazer alterações no design do porta-aviões, porque o IGBT apoiaria melhor os navios de força convencional usando os sistemas de lançamento eletromagnéticos mais poderosos e avançados. Liang disse que esperava que um novo caça furtivo baseado em porta-aviões projetado para o Type 002 fizesse sua estreia quando o primeiro navio estivesse pronto para ser lançado no próximo ano. No entanto, Zhou Chenming, pesquisador do think tank de Yuan Wang, um Instituto Militar de Ciência e Tecnologia de Pequim, disse que o porta-aviões Type 002 continuaria a transportar o jato de combate J-15, que agora está voando nos porta aviões Liaoning e Shandong.

Caças J-15 no convoo do porta aviões Shandong

A China comprou seu primeiro porta-aviões, o Liaoning, da Ucrânia em 1998 e passou oito anos adaptando-o. O navio é o único porta aviões chinês a atingir a capacidade operacional inicial (COI), requisito básico para navios de guerra. O Shandong deve atingir o padrão COI no próximo ano.

Zhou disse que o Liaoning foi usado como plataforma de treinamento para membros da tripulação dos novos grupos de ataque de porta-aviões da China. “O Liaoning é velho demais para ser um navio de guerra, pois seu casco foi construído em 1985. A Marinha de águas azuis da China deve basear-se nos grupos de ataque de nova geração de navios como o Type 002, ou mesmo futuros navios como o Type 003 e outros navios de guerra avançados”, disse Zhou. A China planeja construir pelo menos seis grupos de batalha até 2035, numa tentativa de igualar a força naval dos EUA na região do Pacífico. “A China tem três frotas para cuidar dos mares do Mar Amarelo, Leste e Sul da China, com cada frota exigindo dois porta-aviões”, disse Zhou.

Caças J-15 no porta aviões Shandong

“Diferentemente da Marinha dos EUA, que tem uma estratégia global, todos os porta-aviões da China só podem ser usados para defesa por causa da localização geográfica da China, onde todos os vizinhos ficam de olho nela.” Os Estados Unidos continuam sendo a força naval mais forte do mundo e têm 11 porta aviões nucleares, com mais dois em construção.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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